• 19/03/2019
  • Por Marina Paschoal | Foto ThinkStock
Atualizado em
como-regar-plantas (Foto: ThinkStock)

Assim como a quantidade de sol e ventilação, a água na medida certa faz toda a diferença para manter sua planta bonita e saudável. Por isso, Casa Vogue bateu um papo com paisagistas especialistas no assunto e te explica tudo de como regar as plantas, para não sobrar nenhuma dúvida.

+ 10 ideias para ter uma horta requintada dentro de casa
+ Como ter plantas em casa: um dossiê completo
+ 11 aplicativos para cuidar de plantas
+ 9 plantas muito fáceis de cuidar

Segundo o paisagista e botânico Ricardo Cardim, o segredo está em entender a necessidade da sua planta, já que cada caso é um caso. “Observar quanto tempo depois da rega ela começa a dar sinais de falta de água e tentar manter um sistema periódico são as minhas principais dicas", ele conta.

Outro ponto a se levar em consideração no momento de molhar os vegetais, é a questão da exposição. “Ou seja, aquelas plantas que estão no sol ou no vento, devem ser regadas diariamente, já que esses fatores ressecam a terra”, a paisagista Anna Luiza Rothier explica. Agora, se você tem em casa espécies como cactus, suculentas ou plantas de restinga, a rega pode ser semanalmente, já que elas necessitam pouca água. “Plantas tropicais, flores e palmeiras, precisam de rega diária”, ela completa.

+ Adubo e substrato: tudo o que você precisa saber

Teste do dedinho
Afunde o dedo cerca de 2 cm abaixo do substrato. Se sair sair úmido, não precisa regar. Mas se sair seco, regue moderadamente. Mais uma dica é para o uso de vasos com furos e acompanhados do pratinho, que evita o excesso de água, que pode apodrecer as raízes.

Na dúvida, para não errar, é importante acompanhar os sinais que a planta te dá que está com sede: folhas murchas, caídas, empenadas.