Paisagismo
8 dicas para a sua horta dar certo de primeira
Baseados nos principais erros de quem começa uma horta em casa, listamos os cuidados que você não pode deixar de ter
3 min de leituraNão importa se seu lar é um pequeno apartamento ou uma ampla casa com terraço, ter uma horta particular é sempre possível - embora não seja tão fácil quanto pareça no Pinterest. Nem todo mundo fala, mas para que suas mudinhas cresçam saudáveis é preciso um pouco mais do que uma jardineira, um punhado de terra e um pouco de água.
LEIA MAIS: Como montar uma horta em casa
Conversamos com Sabrina Jeha, do Sabor de Fazenda, e com a ajuda dela - e o repertório de erros e acertos cometidos pela equipe da redação da Casa Vogue, listamos 8 dicas básicas para que você não faça como a gente e acerte de primeira na horta da sua casa.
VEJA AINDA: 6 ideias de como ter plantas no quarto
1. Escolha um lugar bastante ensolarado
Uma horta precisa de no mínimo quatro horas de sol por dia para se manter saudável . Se a sua cozinha não tem essa incidência de luz, por mais charmoso e prático que pareça ter os temperos ao lado do fogão, você terá que achar um novo local para seus vasinhos.
VEJA TAMBÉM: Jardim vertical: Entenda como ele funciona
2. Dê espaço para que elas cresçam
Muitas vezes as mudas de ervas são vendidas em charmosos vasinho, mas isso não quer dizer que é ali que elas devem ficar para o resto de suas vidas. Para que cresçam saudáveis as ervas precisam de um vaso com no mínimo 15 cm de profundidade.
E AINDA: 10 jeitos de ter plantas no banheiro
3. Fique atento à drenagem
Para que a água não fique acumulada e a sua muda termine afogada, é preciso preparar o terreno. O vaso (ou recipiente que for usado) deve, necessariamente, ter um furo em baixo para que a água escorra - se for uma lata, por exemplo, basta fazer um furinho com um prego. Além disso, a primeira camada precisa ser preenchida com pedras e areia. Só depois vem a terra e a planta.
E MAIS: Aprenda floriografia, a linguagem das flores e seus significados
4.Veja quais ervas combinam entre si
Nem todas as ervas vão compartilhar uma mesma jardineira de forma pacifica. Além de checar se elas demandam os mesmos cuidados quanto a iluminação, terra e rega, vale pesquisar um pouco sobre o comportamento da planta. A hortelã, por exemplo, é super espaçosa e por isso o mais recomendado é plantá-la em um vaso separado "se não ela vai sempre morrer ou matar alguma outra mudinha" comenta Sabrina
VEJA TAMBÉM: 10 perfis no Instagram que todo aficionado por plantas precisa conhecer
5. Cuidado com a quantidade de água
É mais comum que os marinheiros de primeira viagem matem suas hortas afogadas do que secas. As regras para regar uma planta mudam completamente de acordo com o ambiente que ela está. Tipo de vaso, temperatura, presença de vento, tudo isso influência. Por isso, o ideal é colocar a mão na terra e sentir se ela está úmida ou não. Se a superfície está seca, mas a terra está molhada mais em baixo, não é preciso regar.
LEIA MAIS: Descubra cinco plantas pendentes fáceis de cuidar
6. Não esqueça de adubar
Além do adubo colocado na hora de plantar a muda no vaso ou na jardineira, é preciso continuar adubando a horta uma vez a cada 2 meses - pelo menos. Só assim a terra permanece fértil para que as mudas cresçam saudáveis.
LEIA TAMBÉM: Plantas brancas: 4 espécies para usar no seu jardim
7. Pode sem medo
Não é incomum que as pessoas se apeguem as suas plantas e acabem tendo medo de podar as folhas secas ou os galhos doentes, o que no fim pode acabar prejudicando a sua plantação. O manjericão por exemplo, precisa ser bastante podado e até suas flores devem ser retiradas, caso contrário sua haste fica muito longa e fraca.
E AINDA: 5 plantas para ter dentro de casa
8. Colha com cuidado
Arrancar com a mão apenas as folinhas que você vai usar para a próxima receita pode parecer prático, mas não é nada recomendável. Na hora de colher os itens de sua horta, o ideal é cortar um ramo, incluindo os cabinhos, com uma boa tesoura. Assim você evita abalar a estrutura da planta e deixa as condições favoráveis para que nasçam novos brotos.