O Programa Aeroportos Sustentáveis chega à sua 6ª edição com uma série de mudanças. O novo edital trouxe mudanças como o período de avaliação, que passa a ser bienal (2024/2025); e a criação de três eixos: engajamento social dos aeroportos (Sociedade), gestão do consumo de energia, recursos hídricos e de resíduos (Insumos) e gestão de emissões de ruído (Externalidades). Outra novidade é a inclusão da certificação do programa Airport Carbon Accreditation (ACA), do Conselho Internacional de Aeroportos para América Latina (ACI-LAC) - os aeroportos que contarem com a certificação ACA terão atendimento automático a critérios semelhantes do edital. Os operadores aeroportuários têm até o dia 14 de fevereiro para enviar um e-mail para [email protected] manifestando interesse em participar do programa. A participação é voluntária e não há ação de fiscalização associada às avaliações. O objetivo é estimular as melhores práticas de sustentabilidade, além de premiar as iniciativas sustentáveis já implementadas no País. Saiba mais no site: https://lnkd.in/dfmQxKH5
ANAC - Agência Nacional de Aviação Civil
Fabricação de aeronaves
Brasília, Distrito Federal 145.735 seguidores
Página oficial da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC)
Sobre nós
A ANAC é responsável pela regulação de todas as atividades relacionadas à aviação civil, exceto pelo controle do espaço aéreo e pela investigação e prevenção de acidentes aeronáuticos. A Agência trata, no seu dia a dia, de safety (segurança operacional), security (segurança contra atos de interferência ilícita – AVSEC), regulação econômica de aeroportos e acompanhamento do mercado de transporte aéreo. A atividade regulatória da ANAC ocorre por meio de regulamentação, certificação, outorga e fiscalização.
- Site
-
https://www.gov.br/anac/pt-br
Link externo para ANAC - Agência Nacional de Aviação Civil
- Setor
- Fabricação de aeronaves
- Tamanho da empresa
- 1.001-5.000 funcionários
- Sede
- Brasília, Distrito Federal
- Tipo
- Órgão governamental
- Fundada em
- 2006
- Especializações
- Aviação, Setor Aérero e Agência Reguladora
Localidades
-
Principal
Setor Comercial Sul, Quadra 09, Lote C, Ed. Parque Cidade Corporate,
Torre A
Brasília, Distrito Federal 70308-200, BR
-
Av. Pres. Vargas, 850 - Centro, Rio de Janeiro - RJ
Rio de Janeiro, RJ 20071-001, BR
-
R. Renascença, 112 - Vila Congonhas, São Paulo
São Paulo, SP 04612-010, BR
-
Rua Laurent Martins 209 - Jardim Esplanada, São José dos Campos (SP)
São José dos Campo, SP 12242-431 , BR
Funcionários da ANAC - Agência Nacional de Aviação Civil
Atualizações
-
Modernização, comodidade e segurança! O Brasil recebeu, da @TSA, novos equipamentos de inspeção de segurança. Ao todo, são 3 escâneres corporais, 5 raios-X de visão dupla e 6 detectores de traços de explosivos (ETDs) de última geração, que já estão em funcionamento no embarque internacional do Aeroporto Internacional de Viracopos, em São Paulo. Com essa novidade, melhoramos a experiência do passageiro por meio de um processo mais eficiente de fila e aprimoramos a segurança da viação civil. Confira os detalhes: https://lnkd.in/d78C3J9J
-
A consulta pública está no ar e precisa da sua contribuição! Queremos ouvir toda a sociedade sobre as novas regras de acessibilidade no transporte aéreo. Nossa proposta traz avanços para os direitos e deveres dos passageiros com necessidade de assistência especial, e você pode ajudar a aprimorar esse normativo. Envie sua sugestão até o dia 27/3 pelo formulário eletrônico disponível em nosso site e na plataforma Participa+Brasil. E anote na agenda: no dia 13/3, faremos uma audiência pública a partir das 14h para debater a nova proposta. Saiba mais: https://lnkd.in/dy5U3nNA Participe dessa construção coletiva por mais dignidade, autonomia e independência dos passageiros com necessidade de assistência especial! Descrição da imagem: arte mostra um homem de costas, sentado em uma cadeira de rodas, olhando para aeronaves na pista de um aeroporto. Imagem traz o texto: Consulta pública - Acessibilidade no Transporte Aéreo: contribuições abertas.
-
🚨✈️ Atenção, profissionais da aviação! A partir de 1º de março, teremos mudanças importantes nos exames teóricos e práticos para licenças, habilitações e certificados. 🔑 O que muda? ✅ Pilotos de linha aérea: exames teóricos com 80 questões e 4 horas de duração. ✅ Mecânicos de manutenção aeronáutica: nova opção para fazer o exame de módulo básico separadamente dos módulos específicos. ✅ Exames práticos de pilotos: foco maior em coordenação de cabine e padrões internacionais. 🌍 Essas atualizações colocam os profissionais brasileiros em sintonia com os mercados globais, ampliando oportunidades! 📌 Fique por dentro das mudanças e se prepare: https://lnkd.in/dPxzAUPH Descrição da Imagem: Imagem com fundo azul, destacando o texto: "Novas regras para exames práticos e teóricos – A partir de 01/03", acompanhado do logotipo da Anac. Na parte superior, há quatro fotos: manutenção de aeronave, piloto na cabine, inspeção de motor e piloto analisando documentos. A arte comunica mudanças nos exames com clareza e profissionalismo.
-
Por trás de cada voo, há um trabalho meticuloso e dedicado para garantir que cada passageiro desfrute de uma jornada segura e tranquila pelos céus. Trabalhar pela segurança das operações aéreas e garantir experiências seguras e confiáveis é o nosso propósito. Por isso, todas as áreas da Anac estão, direta ou indiretamente, envolvidas em ações em prol da segurança das operações, dos passageiros, das tripulações e demais envolvidos. #segurançaéonossopropósito
-
Se você tiver algum problema durante sua viagem, procure sempre os canais de atendimento disponibilizados pelas empresas aéreas. Se, ainda assim, não conseguir solução, você deve registrar uma reclamação pela plataforma oficial de manifestações contra empresas aéreas: consumidor.gov.br. Na plataforma, a empresa deve responder sua demanda em até 10 dias.
-
Você tem sugestões para aprimorar a acessibilidade no transporte aéreo? Nossa Diretoria Colegiada aprovou uma consulta pública, que será aberta nos próximos dias, para ouvir a sociedade sobre as novas regras de acessibilidade direcionadas a passageiros com necessidade de atendimento especial. Confira alguns pontos da proposta que serão objeto das contribuições: - Não cobrança por ajudas técnicas (como muletas e cadeira de rodas) - Obrigatoriedade de tecnologias assistivas e equipamentos especializados nos aeroportos. - Possibilidade de gratuidade da passagem do acompanhante, quando a presença dele for indispensável para o transporte do passageiro com necessidade de assistência especial, e desde que informado previamente. Com as novas regras, queremos assegurar que todos os passageiros tenham condições de viajar com independência, autonomia e dignidade! Saiba mais em: https://lnkd.in/d9uRss6r Descrição da imagem: arte mostra um homem de costas, sentado em uma cadeira de rodas, olhando para aeronaves na pista de um aeroporto. Imagem traz o texto: Consulta pública - Acessibilidade no Transporte Aéreo: saiba mais.
-
Durante o Congresso da Aviação Agrícola do Brasil, em 2024, entrevistamos a Ludimilla Lopes e o Lourival Lopes, proprietários da Tradição Aeroagrícola. Eles conversaram com a gente sobre o trabalho realizado na gestão da segurança operacional da empresa. Em apoio à Semana de Proteção a Vidas e Safras, uma iniciativa do SINDAG, publicamos a entrevista completa no nosso portal, na página Aeroagrícola.
-
Na última sexta-feira (17/01), visitamos a Direção Nacional de Aviação Civil do Paraguai (DINAC), reforçando nossa parceria com a autoridade paraguaia. O encontro contou com a presença do presidente da DINAC, Nelson Mendoza, do nosso diretor, Tiago Pereira, e também do assessor internacional da Anac, Marcelo De Souza Carneiro Lima. 🇧🇷🤝🇵🇾 Durante a reunião, discutimos ações para fortalecer a segurança da aviação no Paraguai, com apoio do Brasil, e exploramos novas oportunidades de cooperação em áreas como combustíveis sustentáveis (SAF) e meio ambiente. Outro destaque foi o debate sobre a certificação do Aeroporto de Assunção, marco importante para a aviação paraguaia, que conta com o apoio da Anac para se preparar para auditorias internacionais. Seguimos firmes em nosso compromisso de fortalecer parcerias com os países, promovendo um setor aéreo cada vez mais integrado! ✈️✨
-
Durante toda a viagem aérea, o comportamento dos passageiros também é considerado como fator essencial para a segurança do voo. Fique atento às regras e respeite as orientações da tripulação. Em casos de indisciplina que coloquem em risco a viagem, o comandante do avião é a autoridade a bordo e pode, inclusive, solicitar a retirada de passageiros da aeronave.