Plataforma voltará a oferecer grupos em trechos onde há flexibilização do isolamento social a partir do dia 26 de junho, mas com novos protocolos de segurança, higiene e distância entre passageiros
A partir do dia 26 de junho, a Buser irá retomar a sua operação intermediando viagens entre algumas cidades para atender quem realmente precisa viajar neste momento de pandemia. A volta das atividades será gradual, de acordo com a flexibilização do isolamento social em algumas regiões do país. Para garantir a segurança dos passageiros, a retomada ocorrerá com novos protocolos de segurança por parte das empresas transportadoras, como o reforço na higienização dos veículos, disponibilização de máscaras reserva e álcool 70%, maior distância entre os passageiros e medição de temperatura.
De acordo com Marcelo Abritta, CEO da Buser, a companhia entende que este é o momento de voltar, mas de forma prudente.
“A Buser foi uma das primeiras empresas do Brasil a parar e a única envolvida com o setor rodoviário que fez isso com 100% da operação para conter a disseminação do vírus e por entender sua responsabilidade social. Agora, iremos abrir a oferta de viagens para alguns trechos, retomando a operação aos poucos e respeitando as restrições impostas por autoridades estaduais e municipais.”
Preços baixos continuam, mas segurança é a prioridade da Buser.
“Estamos tomando medidas concretas para nos adequarmos a essa nova realidade, cobrando das transportadoras parceiras coisas como a disponibilização de álcool gel para os usuários, reforço na higienização dos veículos e maior distância e proteção entre passageiros. Reitero que estamos voltando por aqueles que precisam fazer viagens essenciais. Continuaremos oferecendo acesso a alternativas com preços mais acessíveis, o que será muito importante para a população, tão machucada pela crise, neste momento de retomada”, afirma Abritta.
Protocolos de segurança
A Buser irá atender as medidas de segurança recomendadas pelos órgãos de saúde e nossas transportadoras parceiras irão adicionar novos protocolos para deixar as viagens ainda mais seguras durante a retomada operacional.
Máscaras
De acordo com as novas diretrizes de saúde, é obrigatório o uso de máscaras nas viagens para a segurança de todos. Sendo assim, reforçamos a necessidade de que nossos usuários levem suas próprias máscaras esterilizadas para viajar, com trocas de 3 em 3 horas. As transportadoras parceiras disponibilizarão máscaras reserva para quem não tiver e, assim, garantir a segurança de todos usuários e motoristas.
Álcool gel 70%
A Buser irá oferecer, também, álcool gel 70% de brinde para que os nossos usuários possam higienizar as mãos com segurança sempre que acharem necessário ao longo das viagens. Também haverá dispenser com álcool gel ativado pelo pé em alguns pontos de embarque. Na entrada dos ônibus e dos banheiros, as empresas parceiras também irão alocar outros dispensers com álcool gel.
Medição de temperatura
Todos os usuários terão suas temperaturas medidas por termômetros infravermelho. Passageiros com temperatura até 37,8º poderão embarcar.
Maior distância entre passageiros
Para garantir que os usuários não viagem próximos uns dos outros, até 20/08//2020 ocuparemos apenas as poltronas da janela e limitaremos as vagas disponíveis para reserva no ônibus. Assim, iremos garantir mais espaço entre as pessoas, como recomendam os órgãos mundiais de saúde.
Cabines de sanitização
Em alguns pontos de embarque estará disponível uma cabine de sanitização individual que higieniza as pessoas que entram nela (uma por vez). Um sensor detecta a presença da pessoa e aciona a pulverização que dura 4 segundos. Isso tornará a viagem de todos ainda mais segura.
Reforço na limpeza
As transportadoras parceiras farão mudanças no processo de higienização dos ônibus após cada viagem realizada, incluindo estofados e encosto de cabeça, utilizando produtos aprovados e indicados pela Anvisa. Estamos acompanhando constantemente as diretrizes dos órgãos de saúde para a melhoria do processo a qualquer momento.
Marcações na fila de embarque
Para garantir organização e segurança na hora do embarque, haverá uma marcação no chão de alguns pontos de embarque com maior fluxo de pessoas. A marcação deverá ser respeitada por todos os usuários para que não haja proximidade entre as pessoas e aglomeração.
Motoristas fora da faixa de risco
Apenas motoristas fora do grupo de risco (idade ou doenças prévias) estão autorizados a fazer viagens intermediadas pela plataforma.
Mas, Buser, além da higienização, o que mudou?
Bom, tudo mudou! O mundo não é mais o mesmo depois dessa pandemia e os nossos protocolos evoluíram. Além das profundas mudanças nos processos de higiene e segurança, não iremos retomar de imediato a oferta de todo e qualquer tipo de rota. O que isso quer dizer? Quer dizer que estamos conscientes da gravidade da Covid-19 e que a nossa prioridade será sempre garantir a segurança de todos.
Estamos mantendo um alinhamento constante com as diretrizes municipais, estaduais, federais e respeitando todas as restrições necessárias. Sendo assim, não podemos garantir que todos farão a viagem que precisam em um primeiro momento.
Além disso, recomendamos que nossos usuários só viagem se isso for mesmo necessário. A retomada das operações tem como objetivo atender parte dos nossos clientes que precisam viajar de qualquer maneira e ficaram sem atendimento durante o período de isolamento.
Ainda em dúvida?
Se a sua dúvida for sobre como se proteger melhor ao viajar de ônibus e como se manter seguro, você pode encontrar mais informações na página oficial da OMS (OPAS Brasil) e da Anvisa.
Se a sua dúvida for sobre os direitos e deveres dos usuários Buser neste período de retomada. Acesse o nosso FAQ com perguntas e respostas frequentes.
Além disso, acompanhe o nosso site e blog e fique atualizado em relação aos ações da Buser sobre a Covid-19.
Dias melhores virão e quando isso acontecer estaremos prontos para cruzar o país. Enquanto não chegamos lá, se precisar mesmo viajar e com segurança, conte conosco!