A quantidade de carros lançada em um ano no Brasil pode até ser chamada de incontável. Afinal, muitos modelos novos chegaram ao país nos últimos meses. No entanto, é fato que alguns veículos são mais importantes do que outros por uma questão de posicionamento no mercado. Este é o caso, por exemplo, de BYD Dolphin Mini, Citroën Basalt, Hyundai Creta, Peugeot 2008 e Renault Kardian.
Os cinco carros se enquadram em pelo menos um desses critérios: ou são inéditos no Brasil ou passaram por mudanças significativas recentemente. Além disso, foram escolhidos por jurados especialistas no setor automotivo para serem finalistas da categoria principal do Carro do Ano 2025, com preços de até R$ 200 mil.
O vencedor da premiação mais importante da indústria automobilística brasileira será conhecido apenas no dia 26 de novembro. Para entrarmos no clima, colocamos os cinco finalistas lado a lado para revelar os motivos pelos quais estão na disputa.
Veja abaixo:
O BYD Dolphin Mini entrou na disputa de 2025 para tentar repetir o feito do Dolphin, eleito o Carro do Ano de na edição anterior. Seu motor elétrico dianteiro desenvolve 75 cv de potência e 13,8 kgfm de torque, aliado ao câmbio automático de uma marcha.
Já o Citroën Basalt chegou às lojas com a missão de popularizar os SUVs com pegada cupê. As versões mais baratas são oferecidas com motor 1.0 aspirado flex de até 75 cv e 10,7 kgfm, com câmbio manual de cinco marchas. Já as configurações mais caras têm o 1.0 turboflex de até 130 cv e 20,4 kgfm, com câmbio CVT de sete marchas.
O Hyundai Creta passou por uma reestilização profunda para estar entre os finalistas. Além disso, estreia o motor 1.6 turbo a gasolina, de 193 cv e 27 kgfm, com câmbio automatizado de dupla embreagem com sete marchas, nas versões mais cara. É agora o SUV compacto mais potente do Brasil.
A segunda geração do Peugeot 2008 entra no páreo e é oferecida somente com motor 1.0 turbo de 130 cv e 20,4 kgfm de torque, com câmbio CVT de sete marchas. Aliás, é o mesmo conjunto mecânico que equipa o Basalt.
Por fim, o Renault Kardian está disponível exclusivamente com motor 1.0 turbo de 125 cv e 22,4 kgfm, com câmbio manual ou automatizado de dupla embreagem, de seis e sete marchas, respectivamente. O SUV compacto, aliás, estreou motor e câmbio inéditos na marca francesa.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.