Lançada no Brasil em 1997, como Palio Weekend, a perua teve mais de 530 mil unidades vendidas, e foi até mais longeva do que o modelo da qual era derivada. O Palio saiu de linha há 2 anos.
Sua aposentadoria abre espaço para a produção de três novos modelos, incluindo dois SUVs inéditos. De acordo com a marca, a última unidade da Weekend deixou a linha de montagem nesta segunda na fábrica de Betim, em Minas Gerais.
O modelo praticamente inaugurou o segmento dos chamados "aventureiros urbanos", que tomou o mercado brasileiro antes da chegada dos SUVs.
Ao longo dos anos, teve diversas motorizações, com opções 1.0, 1.3, 1.4, 1.5, 1.6, 1.8 e até uma versão elétrica, desenvolvida em parceria com a Itaipu, para ser usada exclusivamente na hidrelétrica.
“A Weekend teve um papel muito importante para a Fiat, liderando o segmento durante quase toda sua trajetória comercial”, afirmou Herlander Zola, Diretor do Brand Fiat e Operações Comerciais Brasil.
No comunicado, Zola também confirmou a produção de três novos modelos a partir de 2020, incluindo dois SUVs. O terceiro será a sucessora da picape Strada, que deverá ser apresentada ainda no primeiro semestre.
Última de sua espécie
O fim da Fiat Weekend também marca o fechamento de um segmento que já foi importante no mercado brasileiro, o das peruas compactas.
Em 2019 inteiro, menos de 5 mil peruas compactas foram emplacadas no Brasil. Destas, 3,1 mil foram Weekend. Dez anos atrás, o segmento era quase 20 vezes maior. Na ocasião, foram vendidas 91,6 mil peruas compactas.
História
- 1997: a Palio Weekend chega ao mercado brasileiro com proposta familiar por ter bom espaço para ocupantes e bagagens; além do entre-eixos maior em relação ao Palio hatch, a perua tinha a suspensão reforçada;
- 1999: estreia a versão Adventure, existente até os últimos dias do modelo; foi ela quem inaugurou o segmento dos "aventureiros urbanos";
- 2001: a perua passa por sua primeira reestilização;
- 2004: a segunda mudança visual da perua dá lanternas maiores, invadindo a tampa do porta-malas;
- 2008: mais uma reestilização, mas desta vez com a adição de uma nova tecnologia: o bloqueio de diferencial Locker, que prometia aumentar a capacidade de tração do modelo;
- 2012: a última alteração visual da Weekend lhe deu ares de Alfa Romeo, com lanternas horizontais e estreitas, além de faróis com projetores;
- 2015: a perua abandona o nome Palio e passa a ser chamada apenas de Weekend.