Indústria automotiva

Após a antiga geração da Mitsubishi L200 Triton tirar nota zero no teste do Latin NCAP em 2019, a nova geração da picape média, que agora se chama somente Triton, deu um salto ao tirar a nota máxima no teste de segurança. Ou seja, cinco estrelas.

A picape testada foi fabricada na Tailândia, mas o resultado pode ser considerado para o território nacional até que novos testes sejam realizados, segundo o Latin NCAP. A HPE Motors, que representa a Mitsubishi no Brasil, afirma que o projeto é igual, então as duas seguem o mesmo padrão de segurança.

Além disso, o Latin NCAP afirma que a nova Triton se tornou a primeira picape a atingir a nota máxima dentro do protocolo atual de testes.

De acordo com o relatório final, a versão com cabine dupla obteve 89,89% para ocupante adulto, 91,16% para crianças, 86,51% para proteção de pedestres e usuários vulneráveis da estrada e 92,10% para Assistência à Segurança. A caminhonete vem com sete airbags de série.

A nova Triton foi cedida de forma voluntária pela Mitsubishi e avaliada nos formatos de cabine simples e dupla em impacto frontal, lateral, lateral de poste, chicotada cervical (whiplash), proteção de pedestres, ESC, Frenagem Autônoma de Emergência (AEB) para Usuários Vulneráveis da Estrada (VRU), AEB Cidade, AEB Interurbano, Sistema de Assistência à Velocidade (SAS) e Detecção de Ponto Cego, com ambas as versões de carroceria ganhando cinco estrelas. No Brasil, só a dupla é fabricada.

Mitsubishi Triton durante teste de colisão frontal — Foto: Divulgação
Mitsubishi Triton durante teste de colisão frontal — Foto: Divulgação

O relatório conclui que a Mitsubishi Triton teve um bom desempenho geral, com estrutura e espaço para os pés estáveis e proteção de adequada a boa para o peito de adultos no impacto frontal. “Apresentou boa proteção no impacto lateral e proteção adequada a marginal para o peito no impacto lateral de poste”, diz o documento.

Segundo o Latin NCAP, a proteção passiva para pedestres foi boa para uma picape e, junto com a pontuação do AEB e VRU, alcançou uma das maiores marcas de proteção para pedestres no instituto até o momento.

“Com esse resultado, a Mitsubishi se torna o primeiro fabricante a oferecer aos consumidores uma picape cinco estrelas de acordo com os últimos protocolos de avaliação do Latin NCAP. Isso demonstra que os veículos de trabalho podem proporcionar altos níveis de segurança e obter classificações de cinco estrelas, respondendo às demandas dos consumidores e, especialmente, dos operadores de frotas”, disse Alejandro Furas, secretário-geral do Latin NCAP.

Mitsubishi Triton durante teste de colisão lateral — Foto: Divulgação
Mitsubishi Triton durante teste de colisão lateral — Foto: Divulgação

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.

Mais recente Próxima Jeep e Ram terão plataforma "mais modular do mundo"; entenda como
Mais da Autoesporte