A Fiat suspendeu as operações na fábrica de Córdoba, na Argentina, onde produz o Cronos. Funcionários foram comunicados na última sexta-feira (26) de que o complexo ficará fechado durante toda esta semana. Consultada por Autoesporte, a marca afirmou que a paralisação na Argentina não afeta as vendas do sedã no Brasil
Portanto, a linha de montagem do Cronos ficará parada nos quatro dias úteis desta semana. Na quarta-feira (1°), os argentinos celebram o dia do trabalho (assim como os brasileiros), e o expediente já estaria suspenso por conta do feriado.
O motivo da suspensão não foi divulgado. Curiosamente, as fabricantes de veículos receberam benefícios fiscais do governo argentino no último mês, como a redução dos encargos de importação de insumos e a aceleração do processo de homologação de novos veículos.
De acordo com o Motor1.com Argentina, o governo foi pego de surpresa pela suspensão em um dos maiores complexos automotivos do país. As fabricantes não estão plenamente satisfeitas com os incentivos atuais e pressionam as autoridades por novas medidas.
Ainda segundo a publicação argentina, a produção teria sido suspensa para equilibrar os estoques com a demanda do mercado. O Cronos, único carro produzido em Córdoba, é o modelo mais vendido do mercado local em 2024. O sedã também é exportado ao Brasil, onde já emplacou mais de 6,4 mil unidades neste ano.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.