Seguros de automóveis

Por Thais Villaça

A Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Fecap) divulgou um estudo sobre roubos e furtos de carros e utilitários no Estado de São Paulo. Os dados foram levantados com base nos Boletins de Ocorrência registrados pela Secretaria de Segurança Pública de SP entre janeiro de 2019 e março de 2021.

O chamado Boletim Econômico Tracker-Fecap revela que foram registrados 58 mil roubos de veículos no Estado, sendo 33 mil em 2019, 20 mil no ano passado e 5 mil no primeiro trimestre deste ano. Em relação a furtos, foram 129 mil no período: 67,8 mil em 2019, 47,6 mil no ano passado e 13 mil nos três primeiros meses de 2021.

Com o início da pandemia e as medidas de restrição na circulação, no ano passado, a criminalidade caiu. Houve queda de 39,4% nos roubos e de 29,8% nos furtos em 2020 se comparado a 2019.

"A diminuição de carros nas ruas reduziu a oferta para a indústria do crime e também o número de acidentes, fazendo cair a demanda por peças e acessórios, principal motivador econômico para o roubo de automóveis no Estado e que abastece os desmanches. Soma-se a isso a queda da renda da população e a consequente queda no número de novos veículos nas vias”, afirma Erivaldo Vieira, coordenador do estudo e professor da Fecap.

O boletim mostra ainda quais são os modelos mais visados pelos criminosos. Chevrolet Onix e Hyundai HB20 lideram a lista de roubo de automóveis, mas SUVs como os Jeep Renegade e Compass, o Renault Duster, o Audi Q3 e o Volkswagen Tiguan também estão em alta, além da Toyota Hilux entre as picapes.

Carros mais antigos ou simples são mais alvos de furto, com Chevrolet Corsa, Fiat Mobi e Hyundai HB20 entre as preferências. VW Saveiro, Chevrolet Montana e Toyota Hilux se destacam entre as picapes, enquanto utilitários como VW Kombi e Fiat Fiorino também são bastante furtados. Completam a lista os SUVs Ford EcoSport, Hyundai Tucson e VW Tiguan.

Já as cinco cidades com mais ocorrências em 2020 e no primeiro trimestre de 2021 foram São Paulo, Campinas, São Bernardo, Santo André e Guarulhos. Sem surpresas, uma vez que os crimes têm relação com o tamanho da população e, consequentemente, da frota de cada local. Na capital, os bairros com maior número de boletins foram Sacomã, Ipiranga, Jabaquara, São Mateus e Iguatemi.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.

Mais recente Próxima Como economizar no valor do seguro do seu carro?
Mais da Autoesporte