Por conta da pandemia do novo coronavírus, o isolamento social é uma das medidas adotadas pelo governo para retardar e evitar sua transmissão.
Entretanto, a circulação por meio de automóveis continua, ainda que seja com um fluxo menor nas ruas. Por conta disso, fica a dúvida: e se meu carro sofrer algum tipo de problema, será que o seguro continuará válido durante a quarentena?
A Autoesporte entrou em contato com diversas seguradoras e com a Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) para responder a questão.
Todas as empresas asseguraram que o atendimento permanece inalterado durante o período, ou seja, nenhum serviço está indisponível. “No seguro auto não é usual a exclusão de riscos por epidemias”, explica a SUSEP.
A única mudança que o cliente poderá sentir durante o período é o aumento do uso de canais digitais para resolução de problemas.
A Tokio Marine adotou a Vistoria Prévia Digital como uma nova medida para contornar as circunstâncias. Através de um link, o prestador realiza uma vistoria online, agilizando o processo.
Já a Porto Seguro incentiva o uso do APP Porto Seguro Auto e o próprio WhatsApp da empresa para comunicação. A Mapfre também começou a contar com soluções por vias digitais, como o recebimento de fotos e vídeos que exibem o problema dos segurados, além de envio de fotos no momento de realização do aviso de sinistro.
Ainda assim, as visitas presenciais estão disponível caso algo não possa ser resolvido pelo telefone ou no atendimento pela internet.
“Nossos serviços são de cunho emergencial, portanto, todos estão disponíveis para serem solicitados pelos clientes que os possuem”, garantiu a Porto Seguro. Portanto, fique tranquilo. Você e seu carro continuam segurados durante a quarentena.