Serviços automotivos

Por Vitória Drehmer

No Brasil, os idosos têm o direito de estacionar em vagas exclusivas, de acordo com a Lei 10.741/03. No entanto, pessoas com 60 anos ou mais só podem usufruir deste benefício se tiverem o cartão de estacionamento para idoso de forma visível no para-brisa do carro. E a novidade é que o documento agora pode ser solicitado através do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). Antes, o certificado só era expedido pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) ou pela prefeitura do município do motorista.

No entanto, para que um cidadão consiga fazer a solicitação do cartão de estacionamento de idoso pelo celular, é preciso que o órgão local de trânsito tenha aderido ao serviço. Até o momento, 17 estados já fazem parte da emissão: Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina e São Paulo.

Se você mora em algum destes estados, confira o passo a passo feito pela Autoesporte para solicitar o seu cartão de estacionamento de idoso pelo CDT.

Quais são os requisitos para obter o cartão de estacionamento de idoso pelo celular?

Como fazer a solicitação?

Se você tiver todos os requisitos citados acima, o primeiro passo é acessar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito, que pode ser baixado na AppStore (IOS) ou na PlayStore (Android). Com acesso a sua conta, clique em "Condutor". Em seguida, acesse o botão "Credencial de Estacionamento", o último da lista.

Autoesporte mostra passo a passo para solicitar cartão de estacionamento para idoso pelo celular — Foto: CDT/Autoesporte
Autoesporte mostra passo a passo para solicitar cartão de estacionamento para idoso pelo celular — Foto: CDT/Autoesporte

Ao clicar na inscrição, o usuário poderá consultar se o serviço encontra-se disponível na sua região. Na mesma tela aparecerá o botão “Credencial de idoso”, que direcionará o cidadão para a solicitação em si.

Se o cadastro não possuir nenhum impedimento, será apresentada a tela com o botão “Baixar Credencial” para fazer o download do cartão. Ao clicar nesse ícone, aparecerá a credencial com todas as informações que a compõe e o QR Code. O usuário poderá compartilhar o documento ou salvá-lo em seu dispositivo, para a devida impressão.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.

Mais recente Próxima O rodízio de carros em São Paulo está suspenso na sexta-feira (3), emenda do feriado de Finados?
Mais da Autoesporte