Depois de um longo perĂodo sem reuniĂ”es familiares por conta da pandemia, o avanço na vacinação da população brasileira começou a possibilitar esses encontros. E muitos deles acontecerĂŁo agora, nas festas de final de ano. Com isso, muita gente vai botar o pĂ© na estrada para curtir momentos bons e agradĂĄveis com seus entes queridos. Isso, porĂ©m, exige atenção.
Assim como o fluxo de automĂłveis nas estradas cresce, cresce tambĂ©m o nĂșmero de acidentes. E para evitar que a Ă©poca de festa seja um momento de dor de cabeça e tristeza, algumas dicas podem ajudar a ter uma viagem mais segura.
A maior parte dos acidentes de trĂąnsito nas festas de final de ano acontecem por imprudĂȘncia dos motoristas ou por falhas mecĂąnicas. Tomando cuidado com esses dois fatores, a chance de nĂŁo ter problemas Ă© grande â explica o engenheiro de trĂąnsito JoĂŁo Pedro PaixĂŁo.
Entre as maiores imprudĂȘncias estĂŁo abusar da velocidade. Ficar fora desta estatĂstica respeitando todos os avisos ao longo da estrada nĂŁo sĂł garante a sua segurança e dos passageiros, como evita a ocorrĂȘncia de multa. Felizmente, atualmente o controle estĂĄ cada vez maior nas estradas brasileiras.
â Deve-se manter sempre uma direção defensiva, tomando cuidado com o seu carro e os demais. AlĂ©m disso, todos os passageiros devem usar o cinto de segurança â destaca o especialista.
Mantenha distĂąncia dos veĂculos, tanto em momentos de trĂąnsito fluido, quanto nos congestionamentos. Nunca ultrapasse em local proibido, mesmo em um trĂąnsito de muita lentidĂŁo. As estradas sĂŁo sinalizadas justamente para garantir uma boa visibilidade no momento da ultrapassagem. Os acidentes frontais por ultrapassagem indevida sĂŁo os mais fatais.
â Ultrapassagens sĂł devem ser feitas nos locais apropriados e com segurança â enfatiza o engenheiro de trĂąnsito.
Se vocĂȘ puder, evite viajar com chuva forte ou neblina. A visibilidade reduz drasticamente. Mas se isso nĂŁo for possĂvel, redobre o cuidado, nĂŁo tenha pressa, mantenha a tranquilidade. Na estrada esteja sempre com a luz baixa acesa, inclusive de dia. Nunca perturbe os outros motoristas com luz alta. Deixe para usĂĄ-la Ă noite e quando nĂŁo houver ninguĂ©m na sua frente prĂłximo e nem no contrafluxo.
Ălcool e direção nĂŁo combinam, assim como o uso de drogas. Esteja bem de saĂșde e sem sono para pegar a estrada. Em longas distĂąncias, procure repousar em locais pĂșblicos e seguros. Se informe, antes de seguir, sobre qual Ă© a melhor rota, com bons pontos de parada, sejam postos de gasolina ou restaurantes.
Certifique-se que seu veĂculo estĂĄ em boas condiçÔes para que nenhuma falha mecĂąnica prejudique a sua viagem.
Para mais informaçÔes, preencha o formulårio abaixo: