Medo de dirigir não é uma raridade. Muita gente habilitada paralisa só de pensar em pegar no volante e sair por aí com o seu próprio carro. Os motivos? Inúmeros. Traumas, insegurança, entre outros fatores. Mas o que fazer para superar esses medos? Alguns exercícios podem ajudar a obter tal liberdade.
— É importante saber que o medo é uma reação natural do nosso organismo para alguma situação que pareça ameaçadora. O medo de dirigir pode ser motivado por situações que a pessoa fantasia na própria cabeça. Primeiramente é preciso acreditar que é capaz de dirigir e sempre pensar nos pontos positivos dessa ação, como a liberdade de locomoção — explica a psicóloga Isabella Perrotta.
De acordo com a especialista, um dos principais problemas de quem tem medo de dirigir é a ansiedade. E existem algumas formas de controlá-la.
— Aliviar a ansiedade é de suma importância para quem quer voltar ou começar a dirigir. Ela pode ser controlada com alguns exercícios de respiração. Inspire lentamente pelo nariz e expire devagar pela boca”, explica.
Outra dica da especialista é referente a estabelecer pequenas metas. Ir ganhando confiança aos poucos também ajuda a ter mais segurança ao volante.
— Além de controlar a ansiedade, é importante estabelecer pequenas metas que podem ser cumpridas aos poucos e mais facilmente. Comece, por exemplo, planejando pequenos trajetos, em horários mais vazios e por ruas mais calmas. A prática é excelente para diminuir o medo. Por último, nas primeiras saídas, leve alguém de confiança no banco do carona, pois ter um apoio que lhe passe tranquilidade enquanto estiver dirigindo lhe dará mais confiança — conclui.
Para mais informações, preencha o formulário abaixo: