A Honda se prepara para lançar um batalhão de SUVs nos próximos anos no mercado brasileiro. Além de confirmar o novo HR-V para agosto, a marca também cravou que o novo CR-V híbrido e o HR-V desenvolvido para o mercado dos Estados Unidos, mas que em outros países terá um nome diferente, desembarcam por aqui em 2023. Neste pacotão, no entanto, não está previsto um utilitário para competir com Fiat Pulse e Volkswagen Nivus.
Atsushi Fujimoto, novo CEO da Honda South America, reconhece que o segmento dos SUVs está crescendo não apenas no Brasil, mas no mundo todo, porém um utilitário menor não está nos planos. “Estamos analisando o mercado”, declarou o executivo, durante entrevista para um grupo de jornalistas na sede da empresa, em São Paulo (SP).
Questionado pela Autoesporte se a Honda no Brasil teria autonomia para desenvolver um SUV subcompacto focado nas necessidades da região, Fujimoto disse que não. Segundo ele, por aqui a empresa tem o papel de pesquisar, enquanto a Honda do Japão assume todo o desenvolvimento. Como exemplo, ele mencionou o novo motor 1.5 Turbo Flex que irá equipar, inicialmente, o novo HR-V. A Honda do Brasil fez a pesquisa e encaminhou as especificações para a matriz, que desenvolveu o propulsor.
No ano passado, a Honda deixou de fabricar o WR-V, modelo derivado do Fit, que era um concorrente direto dos modelos da Fiat e da Volkswagen, mas que não decolou nas vendas.
No primeiro trimestre do ano, o Pulse emplacou 8.729 unidades e o Nivus, 7.015, de acordo com dados da Federação Nacional das Distribuidoras de Veículos Automotores (Fenabrave). No ranking dos SUVs, o Fiat e Volks ocupam 7ª e 8ª colocações, respectivamente. O líder é o VW T-Cross, com 15.588 emplacamentos.
SUV menor que o HR-V, mas elétrico
No início do mês, a Honda anunciou seus planos de eletrificação para o mercado europeu. Entre os modelos híbridos e elétricos que serão lançados por lá, a marca terá um SUV totalmente elétrico menor que o HR-V, que será montado sobre a plataforma do Honda E, primeiro hatchback elétrico da marca.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.