Mercado

Por Thais Villaça

Mesmo que você não acompanhe o futebol americano, certamente já ouviu falar no Super Bowl, a grande final do campeonato da liga nacional do esporte nos Estados Unidos, a NFL. Isso porque há outras atrações cuja expectativa é tão grande ou maior que o jogo em si, como o show do intervalo, que reúne os maiores nomes da música em evidência em parcerias muitas vezes inusitadas. The Weeknd fará as honras da casa, mas sem convidados.

Para os fãs de carros, porém, o momento mais aguardado do Super Bowl é quando as montadoras exibem seus anúncios, muitos desenvolvidos como superproduções hollywoodianas, puxando pela comédia ou com apelo mais emocional. Isso porque o evento reúne a maior audiência televisiva e é o espaço publicitário mais caro do país (no ano passado, 30 segundos valiam US$ 5,6 milhões, ou mais de R$ 30 milhões).

Toyota mostra a história da nadadora paralímpica Jessica Long para reforçar o patrocínio aos Jogos de Tóquio — Foto: Divulgação
Toyota mostra a história da nadadora paralímpica Jessica Long para reforçar o patrocínio aos Jogos de Tóquio — Foto: Divulgação

Neste domingo, não importa se você vai torcer para o Tampa Bay Buccaneers ou para o Kansas City Chiefs, mas é bom ficar atento para acompanhar as pérolas automotivas que serão divulgadas no intervalo. Para você ter ideia, o comercial mais assistido do Super Bowl até hoje é da Volkswagen, chamado The Force, de 2011. Nele, um garotinho vestido de Darth Vader se surpreende com o Passat.

Em 2021, porém, a coisa será um pouco diferente. Devido ao coronavírus, muitas montadoras ficarão de fora do grande jogo, como Audi, BMW, Hyundai, Mercedes-Benz, Porsche ou Volkswagen, anunciantes tradicionais. Das propagandas de carro, apenas a Jeep não divulgou sua peça (a expectativa é de que o comercial seja estrelado por Bruce Springsteen, que sempre foi avesso à publicidade).

Veja, a seguir, os comerciais que já estão nas redes:

GM - “No Way, Norway”

O comercial é estrelado pelo comediante Will Ferrell, que se recusa a deixar a Noruega com o título de maior participação em veículos elétricos per capita no mundo.

A bordo do seu Cadillac Lyric EV (SUV elétrico que deve ser lançado neste ano e que será anunciado no evento com a temática Edward Mãos de Tesoura, veja teaser abaixo), ele convoca os amigos (também comediantes) Kenan Thompson e Awkwafina para encontrá-lo no país nórdico e “destruir” os habitantes de lá.

Mas em vez de ir para a Noruega, Ferrel acaba na Suécia, enquanto Thompson e Awkwafina vão parar na Finlândia (de GMC Hummer EV, claro).

Ford - “Finish Strong - Extended Version”

A temática que assolou o planeta em 2020, a pandemia de Covid-19, não podia deixar de aparecer nos comerciais deste ano. A Ford decidiu mandar uma mensagem de esperança para a população no que seria uma reta final do combate à doença com o início da vacinação mundial.

A “Finish Strong”, ou “termine forte”, é uma campanha da montadora iniciada em dezembro do ano passado com trechos mais resumidos, em que incentiva o uso de máscaras e os protocolos de higiene. Agora a empresa mostra o resultado final em uma versão estendida.

Reconheceu a voz que narra o comercial? Sim, é ele mesmo, Bryan Cranston, o eterno Walter White de Breaking Bad.

Toyota - “Upstream”

A Toyota também apela para o lado emocional revelando um pouco mais da história da aclamada nadadora paralímpica Jessica Long (23 medalhas em Jogos Paralímpicos, sendo 13 de ouro). Ela nasceu com uma má formação congênita e precisou amputar as duas pernas do joelho para baixo quando criança.

Apesar de não mostrar nenhum carro, os detalhes da adoção da menina nascida na Sibéria por um casal de Maryland (EUA) vai fazer você procurar um lencinho.

A Toyota é patrocinadora da Olimpíada e da Paralimpíada de Tóquio (Japão), que seria realizada em 2020 e foi adiada para julho deste ano devido à pandemia.

Quer ter acesso aos conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital

Mais recente Próxima Jeep Compass 2021: quais são os preços de todas as versões do SUV?
Mais da Autoesporte