A Ford F-150 está no Brasil. Com todo o sucesso que a Ram 1500 (e sua geração antiga, a Classic) está fazendo por aqui, a fabricante resolveu deixar qualquer receio para trás e finalmente lançar a picape média-grande no país. Vale lembrar que a F-150 é o veículo mais vendidos nos Estados Unidos há mais de 40 anos.
Conforme a Autoesporte adiantou há alguns dias, serão duas versões oferecidas em solo brasileiro, uma com pegada mais esportiva, a Lariat, e a topo de linha Platinum. Ambas, porém, são equipadas com o mesmo trem de força: motor V8 5.0 de 405 cv e 56,7 kgfm combinado a um câmbio automático de dez marchas.
Esse é o mesmo conjunto do Mustang Mach 1 vendido aqui, mas com potência diferentes, já que o pony car tem 483 cv. Isso porque são de categorias totalmente distintas e a calibração do motor precisa levar em consideração essas características, como uma diferença de peso de aproximadamente 700 kg. Já o torque é o mesmo.
Dessa forma, a F-150 acelera de 0 a100 km/h em bons 7,1 segundos, mas ainda assim é mais lenta que a 1500 Rebel (6,4 s). Já o consumo é melhor que o da rival: 6,3 km/l na cidade e 8,6 km/l na estrada (5,4 km/l e 6,8 km/l na Ram, respectivamente). Com tanque de 136 litros, isso representa uma autonomia média de mais de 1.000 km se considerarmos um percurso misto.
Falando em torque, é o mesmo também do da Ram 1500. A potência, por outro lado, apesar de bem próxima, faz com que a F-150 roube o título de picape mais potente do Brasil da rival, que extrai 400 cv do motorzão V8 5.7 Hemi. As duas grandalhonas também compartilham do mesmo empecilho na legislação que as impede de serem equipadas com propulsor a diesel, já que levam menos de uma tonelada na caçamba.
Na versão Lariat, são 728 kg de capacidade de carga, e 681 kg na Platinum. Por ser uma picape típica do mercado norte-americano, o forte da F-150 é sua grande capacidade de reboque. Pode “puxar” até 3.515 kg e tem tecnologias que consideram o tamanho do reboque para fazer manobras e até estacionar sozinha. Além disso, a tampa traseira tem abertura e fechamento elétricos e há até uma escada embutida para quem precisa subir na caçamba.
As duas configurações, aliás, são repletas de itens de segurança e tecnologia, com construção feita de alumínio de alta resistência usado em aplicações militares. Isso deixou a parte da frente da picape 29% mais rígida nesta 14ª geração.
Entre as diferenças estéticas, a Lariat tem visual mais esportivo graças às peças escurecidas, como grade dianteira e rodas, além de retrovisores e maçanetas pintados na cor da carroceria. Todas essas partes na Platinum recebem acabamento cromado e há ainda uma barra prateada na traseira que une as lanternas e traz o nome da versão. A primeira tem seis opções de cores (vermelha, preta, branca e três tons de cinza) e a segunda, oito (acrescenta a pintura azul e um cinza azulado ao catálogo da versão de entrada).
Na lista de equipamentos, a Lariat traz itens como faróis full-LED, sistema de som premium da Bang & Olufsen com oito alto-falantes, seis airbags, painel de instrumentos digital e central multimídia que estreia o novo sistema operacional Sync 4, ambos com tela de 12 polegadas e integração para Android Auto e Apple CarPlay sem fio. Já a Platinum recebe ainda câmera 360º, controle de cruzeiro adaptativo, carregador por indução, som Bang & Olufsen com 18 alto-falantes (dez a mais) e console com superfície de apoio.
Por fim, há ainda oito modos de condução que fazem a seleção do sistema de tração integral (4x4, 4x4A, 4x4H e 4x4L) automaticamente após o motorista escolher o tipo de piso que vai enfrentar, como rocha, lama, areia ou neve, ou se vai rebocar algo, que tem controle de estabilidade específico para trailers, por exemplo.
Ainda faltam alguns meses para a F-150 chegar às lojas de fato, já que a pré-venda começa na próxima semana e o prazo de entrega é estimado para entre 90 e 120 dias. Então quem comprar a picape agora, só deverá recebê-la em meados de maio ou junho. A Ford, porém, ainda não divulgou os preços da caminhonete, mas a expectativa é de que fique na faixa de R$ 450 mil, assim como a 1500 Rebel, que custa R$ 456.990. Ainda em 2023 outra picape vai entrar nesta briga no Brasil: a Chevrolet Silverado.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.