Saudades da Kombi? Ela está de volta, agora com outra roupagem e proposta, mas sem deixar de lado aquele arzinho retrô que conquistou milhões de consumidores. Elétrica, a van segue a linha dos veículos da Volkswagen alimentados por bateria, a família ID. Seu nome? ID. Buzz (pronúncia que em inglês é a mesma de bus, ou ônibus).
Há alguns anos a marca alemã ensaia lançar alguma alternativa de furgão para substituir a “Velha Senhora” - o primeiro conceito foi revelado em 2017 -, mas só depois de quase 10 anos fora do mercado (a Kombi saiu de linha em 2013 por não se adequar às novas exigências de legislação) a ID. Buzz vai finalmente estrear.
As vendas na Europa estão marcadas para o segundo semestre deste ano, tanto na versão para cinco ou seis passageiros quanto na de carga - posteriormente chegará a opção com entre-eixos alongado e sete ou oito assentos. Nos EUA, o lançamento deve ocorrer só em 2023. O mercado brasileiro, por ora, está fora dos planos, segundo a Volkswagen do Brasil.
Uma versão chamada Camping também deve ser apresentada em breve, uma espécie de motorhome compacto para os mais aventureiros, além de uma configuração exclusiva para táxis. A partir de 2025, a ID. Buzz será usada ainda para serviços de táxi autônomo na Alemanha.
Com 4,71 metros de comprimento, 1,94 m de altura, 1,98 m de largura e 2,99 m de entre-eixos nas duas carrocerias, o modelo parece ser espaçoso por dentro. E por que cinco ou seis assentos? Porque os bancos podem ter duas configurações na primeira fileira: dois tradicionais ou um inteiriço para três pessoas, assim como a Kombi de antigamente, mas essa opção será lançada mais adiante (dessa forma, a Cargo poderá ter capacidade para duas ou três pessoas, uma vez que só tem a primeira fileira de bancos).
Na versão de passageiros, o espaço para bagagens é de 1.121 litros, e na de carga, quase 3.900 litros. Concebida como elétrica desde o princípio, a ID. Buzz usa a mesma plataforma do SUV ID.4, que deve começar a ser vendido no país ainda neste ano.
Apenas uma configuração de trem de força será lançada neste início, que consistem em bateria de 82 kWh e um motor elétrico posicionado no eixo traseiro, capaz de entregar 201 cv de potência e 31,6 kgfm. A velocidade máxima chega a 144 km/h.
O visual cult, com opção até de pintura com dois tons, esconde uma lista de equipamentos de um carro bastante tecnológico. Há duas telas de 10 polegadas, uma para o painel de instrumentos digital e outra para a central multimídia (que pode receber um upgrade para uma tela de 12”) - padrão na família ID.
Outras modernidades incluem sistema de alertas por luzes, carregador de celular por indução, câmera no espelho retrovisor interno e bancos com memória e massagem. A ID. Buzz também será vegan, com boa parte de seus acabamentos feita de material reciclado.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.