Indústria

Por Larissa Albuquerque (com Raphael Panaro)

A RAM 1500 Rebel é cheia de superlativos: ela é a maior, a mais luxuosa, a mais potente e a mais cara picape à venda no Brasil. Existe ainda outra característica avantajada: a fila de espera. De acordo com a fabricante, o cliente que reservar o modelo hoje só receberá perto do Natal... do ano que vem!

No site da montadora, há um aviso que confirma a informação: "muitas pessoas estão querendo uma RAM 1500 Rebel. Por conta disso, infelizmente, o carro pode demorar, em média 10 meses para chegar na sua garagem". O tempo também vale para a picape maior, a 2500.

Há um aviso sobre a fila de espera no site da RAM — Foto: Reprodução/Site Ram
Há um aviso sobre a fila de espera no site da RAM — Foto: Reprodução/Site Ram

Algumas concessionárias do país dizem o mesmo sobre o período de espera. Outras, porém, afirmam que a picape demoraria de cinco a seis meses para ser entregue. Fabricada nos Estados Unidos, a 1500 tem alta demanda por lá e a produção sofre com a falta global de semicondutores.

Questionado, um dos vendedores explica que essa foi a última informação dada às lojas pela fábrica, mas que há a possibilidade da fila de espera ser alterada de acordo com a oferta e demanda do carro. "Dependendo da situação, o prazo pode ser tanto adiantado, como prorrogado".

Os concessionários também afirmam que o preço da picape pode ser alterado neste meio tempo. Um deles conta que o valor válido será o da tabela de preços vigente na época da entrega. Atualmente, a 1500 custa R$ 443.860 em São Paulo (devido ao imposto maior) e R$ 429.990 nos estados brasileiros restantes.

Em uma concessionária do Rio de Janeiro, a demanda pelo modelo está tão grande que é preciso esperar até para fazer a reserva. Um vendedor da loja afirma que, por enquanto, não está aceitando novos pedidos devido ao grande número de clientes na fila.

Mas o que faz tantas pessoas terem o desejo de ter uma RAM 1500 Rebel? A picape que chegou ao Brasil no final de 2020 é diferente de todas as outras do mercado. Isso porque a proposta da fabricante ao lançar o modelo por aqui foi a de criar um segmento próprio – já que não tem concorrentes diretas.

Diferente das outras picapes disponíveis (com opções turbodiesel), a 1500 Rebel traz o motor a gasolina: V8 5.7 de 400 cv para mover os5,93 metros de comprimento e as mais de 2,5 toneladas de peso.

Entretanto, outros pontos se destacam. Com foco no publico urbano, o carro tem capacidade de reboque de mais de cinco toneladas, suspensão traseira com molas helicoidais, que absorvem as oscilações ao dirigir, e interior confortável, luxuoso e com bom isolamento acústico.

Entre os itens de séries estão: faróis de LED com facho alto automático, controlador de velocidade adaptativo com frenagem de emergência, assistente de manutenção de faixa, sistema de estacionamento automático e teto solar panorâmico.

Quer ter acesso aos conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.

Mais recente Próxima Indústria automotiva prevê estagnação na produção e nas vendas para o último trimestre de 2021
Mais da Autoesporte