Latin NCAP: os carros mais e menos seguros testados no Brasil em 2024

Lista contém SUV campeão de vendas e um dos modelos mais baratos em seu segmento

Por


Autoesporte relembra os dez modelos avaliados pelo Latin NCAP em 2024 Reprodução/Latin NCAP

O brasileiro está cada vez mais exigente em relação ao nível de segurança dos veículos. Tanto é que a legislação também exige cada vez mais das montadoras. E para aferir o nível de proteção dos automóveis, o Programa de Avaliação de Carros Novos para América Latina e o Caribe (Latin NCAP) testou 11modelos em 2024.

A iniciativa começou em 2010 e se tornou associação em 2014. O Latin NCAP garante isenção em suas avaliações, e diz utilizar "métodos de ensaio internacionalmente reconhecidos" para qualificar a proteção oferecida pelos veículos para ocupantes adultos e crianças.

Do total, apenas quatro dos veículos avaliados atingiram a nota máxima, de 5 estrelas, garantida pelo Latin NCAP. Autoesporte relembra todos os modelos testados:

Citroën Aircross: 0 estrela

SUV de 7 lugares da Citroën zerou o teste de segurança — Foto: Latin NCAP

+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte.

Um dos carros mais acessíveis na categoria de SUVs de 7 lugares do mercado brasileiro, o Citroën Aircross obteve 0 estrela, destacando-se negativamente com baixa proteção geral e ausência de sistemas de assistência à segurança eficientes.

Renault Sandero/ Logan/ Stepway: 0 estrela

Outra fabricante com modelos que receberam resultados negativos foi a Renault. O trio Sandero, Logan e Stepway recebeu 0 estrela. Os veículos apresentaram desempenho ruim em proteção para adultos (33%) e sistemas de assistência (0%). Conforme os resultados, os problemas incluem estrutura instável e baixa proteção lateral.

Chevrolet Montana: 3 estrelas

Chevrolet Montana recebeu três estrelas em teste do Latin NCAP; apesar de oferecer seis airbags, não possui outros sistemas — Foto: Reprodução/Latin NCAP

A picape compacta recebeu um total de três estrelas após os testes do Latin NCAP. O veículo é equipado com 6 airbags e controle eletrônico de estabilidade (ESC), mas não conta com outros sistemas de segurança, como a Frenagem Autônoma de Emergência (AEB).

Após os resultados, o Latin NCAP solicitou que a Chevrolet melhore a proteção infantil e adicione tecnologias de assistência ao condutor para elevar a classificação da Montana.

Renault Kardian: 4 estrelas

Lançado esse ano, o SUV da Renault recebeu 4 estrelas — Foto: Latin NCAP

Lançado no Brasil em 2024, o Renault Kardian é um SUV compacto acessível em relação aos seus concorrentes. O veículo ganhou destaque como o Carro do Ano 2025 de Autoesporte e no quesito segurança também se demonstrou eficaz.

O modelo dispõe de 6 airbags e alcançou 83% de proteção para adultos e crianças, com destaque para sistemas de assistência à condução e boa proteção geral. No entanto, a proteção a pedestres ficou abaixo de 50%.

Toyota Corolla: 4 estrelas

Um dos carros mais tradicionais do mercado brasileiro perdeu uma estrela no último teste de segurança. A análise mais recente do Latin NCAP "rebaixou" o modelo de 5 para 4 estrelas, após auditoria e aplicação de um novo protocolo.

O resultado se deu devido a ajustes no sistema de proteção lateral e outras mudanças que impactaram a pontuação geral​ do sedã médio.

Ford Ranger: 5 estrelas

A Ford fechou o ano com ótima notícia. A Ranger, picape média da marca, recebeu 5 estrelas da entidade.

O veículo, equipado com sete airbags e controle eletrônico de estabilidade obteve 93,11% na proteção para ocupante adulto, 89,80% para ocupante infantil, 74,77% na proteção de pedestres e usuários vulneráveis da estrada e 92,01% na assistência à segurança.

Mitsubishi Triton: 5 estrelas

Mitsubishi L200 Triton é o primeiro veículo da categoria a receber nota máxima — Foto: Latin NCAP

Entre os veículos que tiveram destaque positivo está a picape Triton da Mitsubishi. A nova geração do automóvel foi a primeira caminhonete a alcançar pontuação máxima sob os protocolos mais rigorosos da entidade.

A avaliação foi realizada em versões de cabine simples e dupla, ambas equipadas com sete airbags e sistemas avançados de assistência ao motorista (ADAS), incluindo frenagem autônoma de emergência (AEB), assistência de manutenção de faixa e detecção de ponto cego.

Volkswagen T-Cross: 5 estrelas

Volkswagen T-Cross é o SUV compacto mais vendido do Brasil e recebeu nota máxima em teste de segurança — Foto: Divulgação/Latin NCAP

SUV mais vendido do mercado brasileiro em 2024, o Volkswagen T-Cross obteve 5 estrelas. A pontuação é consequência da aplicação dos sistemas de assistência avançada e proteção robusta para passageiros adultos e crianças.

Até o dia 10 de dezembro, o SUV da montadora alemã vendeu 77.014 unidades no mercado brasileiro, desbancando concorrentes como Chevrolet Tracker e Hyundai Creta, modelos que compõem o pódio dos utilitários esportivos mais emplacados esse ano.

BYD Dolphin Plus: 5 estrelas

BYD Dolphin Plus atingiu nota máxima no teste de segurança, com índices de mais de 90% de proteção para ocupantes — Foto: Reprodução

Para fechar o ano, o Latin NCAP divulgou os resultados do carro elétrico da BYD, o Dolphin Plus. Fabricado na China, o modelo recebeu a classificação de cinco estrelas. Ele é equipado de fábrica com 7 airbags, controle eletrônico de estabilidade (ESC) e sistemas avançados de assistência ao condutor.

Por conta disso, alcançou os seguintes índices: 92,60% na proteção de ocupantes adultos, 93,17% para crianças, 77,03% na proteção de pedestres e usuários vulneráveis das estradas, e 85,17% em assistência à segurança. O resultado fez com que o BYD Dolphin Plus se tornasse o primeiro automóvel fabricado na China e o primeiro elétrico a obter cinco estrelas no Latin NCAP.

BYD Dolphin Plus é primeiro carro elétrico e primeiro carro chinês à receber nota máxima no Latin NCAP — Foto: Reprodução

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.

Mais recente Próxima BYD rescinde contrato com empresa denunciada por trabalho análogo à escravidão

Continuar lendo