Vários carros de apelo se transformaram em SUVs nos últimos anos. Mitsubishi Eclipse, Renault Megane e Ford Mustang são alguns exemplos — e agora a Nissan vai entrar na onda ao transformar a próxima geração do Leaf em um crossover.
De acordo com o site Carscoops, a terceira geração do Leaf está em desenvolvimento e deve ser lançada em 2026. A mudança mais significativa será de segmento, uma vez que o hatch médio elétrico será convertido em um SUV compacto. Seu visual terá fortes inspirações no Nissan Ariya e no conceito Chill-Out, revelado em 2021.
Na prática, é bem possível que o Nissan Leaf seja um modelo correspondente ao Megane E-Tech, que foi lançado no Brasil neste ano. O modelo japonês será produzido sobre a mesma plataforma CMF-EV do SUV da Renault, e até as proporções podem ser as mesmas.
Sendo assim, o Leaf deixará de ser rival de Chevrolet Bolt e Volkswagen ID.3 para focar em concorrentes maiores, como o Volvo EX30 e o BYD Yuan Plus.
Detalhes sobre potência, torque, autonomia e tempo de carregamento ainda não foram divulgados. Como ainda restam três anos até sua chegada ao mercado, a tendência é que o Leaf tenha números mais generosos que o Megane E-Tech. Segundo o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), o SUV francês tem 337 km de autonomia.
Agora, abordando especificamente o visual, a tendência é que o Leaf fique praticamente irreconhecível. O site Auto News apurou que os designers da Nissan foram autorizados a fugir completamente da linguagem de design seguida pela marca nos últimos anos.
O conceito Chill-Out, mostrado há dois anos, traz algumas características que podem ser incorporadas ao Leaf, como o formato dos faróis de LED e a traseira com uma grande placa preta. Em diversos aspectos, o conceito da marca japonesa aparenta ser um carro futurista e retrô ao mesmo tempo.
O Nissan Leaf foi um dos primeiros carros elétricos à venda no Brasil. Portanto, é difícil imaginar que a marca japonesa não trará sua próxima geração. Durante o Salão de Tóquio (Japão), a Nissan confirmou também que vai vender o SUV Ariya por aqui.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.