A Chevrolet S10 foi eleita a Picape do Ano 2025 na 58° edição Carro do Ano, que aconteceu na última terça-feira (26). Para vencer a categoria, uma entre as 10 da maior premiação da indústria automotiva brasileira, a caminhonete passou pelo crivo de 26 jurados e superou as rivais de mercado Fiat Titano e Jac Hunter.
A picape média foi renovada na linha 2025 e passou por reestilização profunda – uma das razões que possibilitaram se tornar finalista do prêmio. No design, a S10 ganhou características inspiradas na irmã norte-americana, a Colorado. Isso se traduz em um novo conjunto de faróis, mais afilados e alinhados ao capô, e grade dianteira quadrada com malha em padrão de colmeia. O capô também é novo e está mais largo e com linhas marcadas.
O motor 2.8 Duramax turbodiesel, que equipa a Picape do Ano 2025, foi finalista na categoria Motor do Ano Combustão. O propulsor foi recalibrado para desenvolver até 207 cv de potência e 52 kgfm de torque, e vem aliado ao câmbio automático de oito marchas ou manual de seis marchas, a depender da versão.
A picape tem sete configurações, com preços que partem de R$ 255.790. Contudo, a versão topo de linha, High Country, tem valor que ultrapassa o limite estabelecido pela categoria, que contempla picapes com preços até R$ 300 mil. Já a velocidade máxima alcançada é de 180 km/h.
O modelo tem 5,36 metros de comprimento e 3,09 m de entre-eixos. Já os ângulos de ataque e saída são de 29° e 16,1°, respectivamente. A capacidade de caçamba é de 1.044 kg na versão topo de linha, podendo empurrar 2.850 kg no reboque. Por fim, a cabine ficou mais parecida com a da Silverado, e teve painel redesenhado com quadro de instrumentos digital e central multimídia de 11 polegadas.
Vale dizer ainda que o Carro do Ano elegeu vencedores em mais seis categorias de veículos e três de motores. Na categoria principal, o Renault Kardian levou o troféu para a marca francesa pela primeira vez. Além disso, desde a última edição do prêmio não há mais categorias exclusivas para modelos eletrificados, abrangendo finalistas com todos os tipos de conjunto mecânico. Acesse o regulamento completo, e entenda o que mais fez os finalistas e os vencedores chegarem até aqui.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.