Poucos meses após seu lançamento na Europa, o BMW i5 acaba de desembarcar no Brasil por R$ 759.950. A versão M60 (confira o teste clicando aqui) será a única disponível em nosso mercado.
Baseado na nova — e oitava — geração do BMW Série 5, o modelo elétrico tem 5,06 metros (9,7 centímetros a mais que o Série 5 anterior), 1,90 m de largura (3,2 cm a mais), 1,51 de altura (3,6 cm extras) e 2,99 m de distância entre-eixos (ou 2 cm a mais que o antecessor).
No design, o i5 traz a tendência dos atuais BMW, com a famosa e enorme grade dianteira em formato de duplo rim, mas de forma horizontal (e não vertical como no SUV iX ou no esportivos M3 e M4). Na versão movida por baterias, a peça é fechada. Parte do para-choque acompanha o acabamento da grade e cria "ilusão de ótica", o que deixa o visual um tanto quanto estranho.
Na lateral, o sedã traz vincos marcados, saias na cor preta e maçanetas embutidas. Já na parte de trás as lanternas são inspiradas no luxuoso i7, mas tem personalidade própria a serem divididas por faixas cromadas que se estende até as laterais. Já o para-choque com desenho mais agressivo e com a parte inferior de tom contrastante ao da carroceria — em harmonia com o arranjo dianteiro.
Mecânica
A versão topo de linha M60 xDrive traz dois motores, um em cada eixo, para oferecer tração integral e gerar até 598 cv de potência. O torque pode chegar a 83,7 kgfm quando a função M Sport Boost ou M Launch Control é ativada. Para chegar aos 100 km/h são necessários 3,8 s e a velocidade máxima de 230 km/h é limitada eletronicamente. Segundo o Inmetro, o sedã tem alcance de 391 km.
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte.
No mercado europeu, há uma versão eDrive40 que tem motor elétrico que traciona as rodas traseiras, fornecendo 340 cv e torque de até 43,9 kgfm. Essa versão ainda não está confirmada para o Brasil.
Dentro, o i5 bebe (e muito) da fonte do suntuoso i7. Há uma restrição de controles físicos, apostando na digitalização das funções. Com 12,3 polegadas, o painel de instrumentos digital se integra à tela da central multimídia sensível ao toque e com 14,9”. O volante, do i7, também foi redesenhado e traz uma base achatada, além de controles táteis.
Outra novidade do modelo é o interior vegano de série, ou seja, com superfícies de bancos, paineis e volante (pela primeira vez) revestidas de materiais sem origem animal. Esse acabamento, chamado Veganza, está disponível no iX e no Série 7, mas como opcional.
Tecnologias de ponta não poderiam ficar de fora da nova geração do Série 5. Entre os destaques estão o Driving Assistant Professional com função Stop & Go, um sistema de condução semiautônomo, e o inédito assistente ativo de mudança de faixa com ativação visual, no qual o motorista confirma a mudança de faixa sugerida pelo veículo apenas ao olhar para o retrovisor externo. Há também um recurso de realidade aumentada que projeta informações sobre as imagens das câmeras pela central multimídia.
Pelo novo sistema operacional, há diversos conteúdos digitais e a plataforma AirConsole, que permite que motorista e passageiro joguem videogame na tela central do veículo, uma forma de aproveitar o tempo de espera (ou alonga ele) durante a recarga do i5, por exemplo.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.