A partir deste ano, as fabricantes de veículos terão que divulgar a autonomia de seus carros elétricos e híbridos de acordo com as normas do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). O mesmo já acontece com modelos a combustão. Na prática, o consumidor verá números menores do que os anunciados até então pelas fabricantes. Mas os carros não mudaram.
A novidade é que a divulgação da autonomia passa a fazer parte do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) do Inmetro. E o padrão para medição do programa segue a norma americana. Isso significa que os veículos são testados em laboratório e, ao resultado obtido, é aplicada uma redução de 30% no alcance.
A justificativa é tornar o número divulgado mais próximo da realidade. "A nova forma de divulgação traz uma informação mais qualificada para o consumidor. ", disse Hércules Souza, chefe da Divisão de Verificação e Estudos Técnicos do Inmetro.
Com os dados da edição 2023 do PBEV em mãos, Autoesporte listou os dez carros elétricos com a maior autonomia do Brasil de acordo com a nova forma de divulgação.
- BMW iX50 - 528 km
- BMW i4 eDrive40 - 422 km
- Chevrolet Bolt - 390 km
- BMW iX3 - 381 km
- Mercedes-Benz EQS - 373 km
- Mercedes-Benz EQE - 369 km
- Jaguar I-Pace - 362 km
- BMW i4 M50 - 335 km
- BMW iX40 - 327 km
- Porsche Taycan GTS - 318 km
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.