A Gulf, primeira marca a inaugurar um posto de gasolina no mundo, que patrocina a Williams Racing — uma das equipes mais tradicionais e vencedoras da Fórmula 1 — está presente em Interlagos, um dos autódromos mais admirados do automobilismo mundial, para o Grande Prêmio de São Paulo, que se realiza neste início de novembro. Nos bastidores, o Camarote da Gulf e da Fit em Interlagos comemora a chegada da marca americana ao país no segmento de postos, em parceria com a brasileira Fit Combustíveis.
“A Williams tem uma história emblemática”, celebra Verinha Spylder, ex-pilota e embaixadora da Gulf no Brasil. “Todos os apaixonados que acompanham o automobilismo e a Fórmula 1 têm na Williams um exemplo de uma escuderia que fez muito sucesso e é muito querida do público, principalmente no Brasil. É a segunda maior campeã nos campeonatos mundiais de construtores.”
Conexão antiga da Gulf com a Fórmula 1
A união da Fit com a Gulf, e da Gulf com a Williams, ganha tons mitológicos quando se trata do Autódromo de Interlagos. Até a década de 30, São Paulo recebia corridas de rua.
Até que o Automóvel Clube do Brasil liderou a construção de uma pista exclusiva para o esporte, inspirada parcialmente nas pistas de Indianapolis, nos Estados Unidos, Brooklands, na Inglaterra, e Monthony, na França. Quando aconteceu a prova inaugural, em 12 de maio de 1940, ainda não havia arquibancadas.
A parceria com a Fórmula 1 começou com uma prova experimental em 1971, que não valeu pontos para o campeonato. Desde 1972, foram realizadas 39 provas da categoria no local, sendo que sete delas foram vencidas por três brasileiros.
“Na infância, tinha o sonho de me tornar piloto. Não aconteceu, mas, a paixão por carros e pela velocidade, eu tenho até hoje”, diz o consultor de vendas Everton Deluchi, 44 anos, paranaense que vive em São Lourenço do Oeste (SC), fã de carteirinha do automobilismo.
“Sempre gostei de Fórmula 1. Não perco nada: treinos livres, classificação e, principalmente, as corridas. Hoje em dia esse amor é compartilhado com a minha filha, que se tornou uma grande fã, e assistimos sempre juntos”, afirma Deluchi.
Williams e a proximidade dos fãs
A Williams sempre foi considerada uma equipe democrática, que procura manter proximidade com os fãs no mundo todo. “Agora, com a Gulf, ela provou mais uma vez manter essa característica”, aponta Verinha Spylder.
A Gulf conduziu uma iniciativa que impactou os apaixonados pelo esporte: eles puderam eleger uma edição especial do carro, com a pintura que utiliza as icônicas cores da Gulf.
O vencedor foi o modelo Bolder Than Bold, que recebeu 51,9% dos cerca de 180 mil votos. A edição especial do carro FW45 foi utilizada em três Grandes Prêmios consecutivos, realizados em Cingapura, Japão e Catar. No Catar, Alexander Albon alcançou um excelente desempenho na corrida sprint, realizada sábado, e conquistou dois pontos.
“Não tem como falar da Fórmula 1 e não pensar na Williams. E agora a equipe se apresenta com a Gulf fazendo parte desse mundo, é sensacional, sou um grande admirador deles. E, claro, essa nova pintura ficou show!”, comenta Everton Deluchi.
Postos Gulf no Brasil
Desde meados deste ano, a Gulf vem implementando postos de combustíveis no Brasil, em parceria com a Fit Combustíveis. A Fit, aliás, vive um momento especial, caracterizado pela previsão de inaugurar mais de 200 postos licenciados da marca Gulf no país e pela perspectiva de investir mais de R$ 700 milhões, com estimativa de movimentação de mais de R$ 20 bilhões no mercado local.
Os fãs brasileiros do automobilismo têm muito a comemorar: além de presenciarem, no Brasil, a volta da Fórmula 1, poderão abastecer os próprios carros nos postos Gulf.
Conheça a trajetória centenária da Gulf
A presença da Gulf no Autódromo José Carlos Pace, carinhosamente conhecido como Autódromo de Interlagos, com direito a um camarote em parceria com a Fit Combustíveis, representa mais um acontecimento na longa relação da marca com a vida dos motoristas e com o automobilismo.
FUNDAÇÃO
Fundada no Texas em 1901, a empresa vendia gasolina em contêineres. Foi a primeira a estabelecer uma operação de extração de petróleo em águas profundas, em 1910, e em 1913 lançou o primeiro posto de combustível com drive-thru.
LOGOTIPO FAMOSO
Em 1920, o mundo foi apresentado ao famoso logotipo laranja e azul – muito depois, em 2004, a Gulf se tornaria a primeira empresa petrolífera a registrar suas cores de corrida. Em 1968, o Ford GT40 da Gulf venceu as tradicionais 24 Horas de Le Mans, no mesmo ano em que a companhia americana passava a apoiar a Fórmula 1. Em 1971, a marca aparecia com destaque no filme “Le Mans”, estrelado por Steve McQueen.
RETORNO À F1
Em 2020, aconteceu o esperado retorno à Fórmula 1. Por três temporadas, a parceria com a McLaren foi retomada, para alegria dos fãs que se lembravam da aliança marcante realizada na Fórmula 1 entre 1968 e 1973, e nas 24 Horas de Le Mans na década de 1990. Para o GP de Mônaco de 2021, a Gulf e a McLaren apresentaram um design especial para os carros. Ele inspiraria o desenho utilizado pela equipe no ano seguinte.
NOVA PARCERIA
Atualmente, a marca patrocina a Williams Racing e conduz uma iniciativa que marcou os apaixonados pelo esporte: neste ano, eles puderam eleger uma edição especial do carro, com a pintura que utiliza as icônicas cores da Gulf.