Comparativos de Carros

Até 2023, a Chevrolet Spin era o carro de sete lugares mais barato do Brasil. Entretanto, a chegada do Citroën C3 Aircross desbancou a minivan, tornado a disputa mais acirrada. Agora, Autoesporte colocou as duas versões topo de linha dos modelos para entender qual é o melhor carro de sete lugares de entrada. De um lado, o SUV francês, que é um projeto novo,e custa R$ 136.590. Do outro, a minivan que estreou a linha 2025 e ficou mais moderna e tecnológica por R$ 144.990. Aperte o play e confira!

Aircross e Spin têm pontos fortes diferentes. No SUV da Citroën, por exemplo, o grande trunfo é a motorização. O modelo é equipado com o motor 1.0 turbo flex de até 130 cv de potência e 20,4 kgfm de torque. Já na minivan teve apenas uma recalibração para reduzir as emissões. Desta forma, permanece o já conhecido 1.8 aspirado de 111 cv de potência e 17,7 kgfm de torque.

Chevrolet Spin recebeu mudanças significativas de visual na linha 2025  — Foto: Renato Durães/Autoesporte
Chevrolet Spin recebeu mudanças significativas de visual na linha 2025 — Foto: Renato Durães/Autoesporte

No tamanho, a Chevrolet Spin vence em quase todas as medidas. Em contrapartida, tem menos espaço entre os eixos que o C3 Aircross. A minivan da GM oferece 4,42 m de comprimento, 1,95 m de largura, 1,69 m de altura e 2,62 m de entre-eixos. Enquanto isso, o Aircross entrega com 4,32 m de comprimento (-10 cm), 1,72 m de largura (-23 cm), 1,65 m de altura (-4 cm) e 2,67 m de entre-eixos (+5 cm).

Entretanto, é no porta-malas que está a maior diferença. O C3 Aircross tem 493 litros de capacidade no compartimento. Já a Spin tem 533 litros de capacidade na configuração de sete lugares. Com todos os assentos montados, a minivan conta com 162 litros. Já o SUV fica com meros 50 litros.

Por fim, é na tecnologia e lista de recursos que está o grande chamariz da Spin 2025. A minivan oferta mais soluções que o Aircross como, por exemplo, assistentes de condução. Este é o caso de alerta de ponto cego e saída de faixa e frenagem automática de emergência. Além disso, traz faróis de LEDs, carregador de celular por indução, central multimídia de 11" e painel de instrumentos digital 7".

Citroen C3 Aircross é um projeto novo com base no C3 hatch — Foto: Murilo Goes/Autoesporte
Citroen C3 Aircross é um projeto novo com base no C3 hatch — Foto: Murilo Goes/Autoesporte

No caso do Aircross, os itens são mais enxutos. O modelo é equipado com faróis halógenos e não traz recursos de assistência. Entretanto, oferta central multimídia de 10", sensor de estacionamento, câmera de ré e painel de instrumentos digital.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.

Mais recente Próxima BYD King x Toyota Corolla: compare tamanho, motores, consumo e equipamentos
Mais da Autoesporte