Depois do sucesso das montadoras chinesas no Brasil, outras marcas asiáticas parecem ter ficado interessadas no mercado brasileiro. Esse é o caso da Vinfast, a maior fabricante de carros do Vietnã, que acaba de registrar dois modelos no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). São dois elétricos: a caminhonete Wild e subcompacto M-Green.
Como é a Vinfast Wild?
Começando pela Vinfast Wild, a picape média foi apresentada em janeiro deste ano como conceito na Consumer Electronics Show (CES). A ideia da vietnamita é brigar com Ford F-150 Lightning, Tesla Cybertruck e Rivian R1T. No entanto, o lançamento oficial está previsto apenas para 2026.
São 5,32 metros de comprimento, quase a mesma dimensão de uma Fiat Titano. Já o entre-eixos é de 2,70 m, o mesmo de um Toyota Corolla. A caçamba tem 1,50 metro, mas a capacidade em litros não foi divulgada.
No design, tem linhas futuristas. Os faróis são interligados por uma barra iluminada, enquanto as lanternas invadem a lateral e formam uma espécie de "V". Por dentro, os materiais do acabamento parecem ser de qualidade, com muito couro pela cabine. Além disso, a central multimídia é grande, mas também não teve as polegadas divulgadas. A Vinfast ainda preferiu deixar os espelhos de lado e os retrovisores são por câmeras.
Potência, torque e qualquer informação sobre o conjunto mecânico ainda estão em segredo. Mesmo assim, considerando os rivais, podemos esperar números altos. Basta saber se a Vinfast Wild vai manter todas essas definições quando entrar em produção.
E o subcompacto Vinfast M-Green?
O Vinfast M-Green já tem uma proposta totalmente diferente. Afinal, é um subcompacto menor do que o VF3, que também já foi registrado no Brasil. Nenhuma imagem do pequeno carro foi revelada até o momento, mas é possível saber que o modelo tem porte semelhante ao do Caoa Chery iCar pelas imagens do INPI. Afinal, tem só duas portas.
O design, no entanto, lembra ao da picape elétrica da Vinfast, principalmente quando analisamos os faróis e lanternas. O mais provável é que o subcompacto elétrico tenha uma autonomia pequena, de no máximo 200 km. Fora isso, deve ter velocidade limitada em menos de 100 km/h.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.