Segredos e flagras

Em julho, Autoesporte trouxe a informação de que a Stellantis lançaria a nova geração da dupla Peugeot 3008 e 5008 no Brasil. Agora, as primeiras imagens dos SUVs médios foram registradas no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi), revelando que a chegada pode estar próxima. Os novos modelos trazem a plataforma STLA Medium da próxima geração do Jeep Compass.

Por enquanto, os registros das patentes revelam imagens do Peugeot 5008, que é a versão de sete lugares do SUV. Mas é certo que a Stellantis trará ambas as configurações ao Brasil. Autoesporte apurou que a marca considera importar apenas as configurações elétricas, por mais que testes das variantes híbridas estejam em andamento.

Patente do Peugeot 5008 registrada no Inpi — Foto: Reprodução
Patente do Peugeot 5008 registrada no Inpi — Foto: Reprodução

No mercado europeu, os SUVs elétricos têm três opções mecânicas. A versão de entrada é oferecida com bateria de 73 kWh, com 210 cv, 35,2 kgfm e 525 km de autonomia; o pacote intermediário tem 98 kWh de capacidade, e desenvolve 230 cv, 35,2 kgfm e 700 km; por fim, o modelo mais caro tem bateria de 73 kWh, proporcionando 320 cv, 51,9 kgfm e 525 km, com tração integral. O alcance elétrico é no ciclo WLTP, mais otimista que o do Inmetro.

Peugeot 5008 será um dos maiores carros do Brasil no segmento — Foto: Divulgação
Peugeot 5008 será um dos maiores carros do Brasil no segmento — Foto: Divulgação

O Peugeot 3008 é um carro avantajado. Tem 4,54 metros de comprimento, 1,90 m de largura e 1,64 m de altura. O que surpreende é a distância entre-eixos, de 2,73 m. Já o 5008 teve um incremento no tamanho para levar sete ocupantes. Assim, suas medidas são: 4,79 m de comprimento, 1,90 m de largura, 1,69 m de altura e excelentes 2,90 m de entre-eixos. Será um dos maiores SUVs do Brasil no segmento médio.

Chegada da dupla de SUVs franceses é aguardada para o primeiro semestre de 2025 — Foto: Divulgação
Chegada da dupla de SUVs franceses é aguardada para o primeiro semestre de 2025 — Foto: Divulgação

Como Autoesporte antecipou, a dupla é montada sobre a plataforma STLA Medium apresentada globalmente pela Stellantis em 2023. Como o nome indica, trata-se de uma base técnica para carros médios, que comporta modelos a combustão, híbridos e elétricos.

Por enquanto, essa plataforma irá equipar modelos importados da Stellantis, mas sua nacionalização é prevista para 2027, quando começará a ser produzida em Goiana (PE). O Jeep Compass será o primeiro veículo a recebê-la no Brasil, incluindo até uma variante híbrida plug-in feita localmente.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.

Mais recente Próxima Toyota Yaris Cross será lançado depois do que pensávamos; veja quando
Mais da Autoesporte