Segredos e flagras

A BYD está desenvolvendo configurações híbridas flex plug-in (PHEV) do hatch Dolphin e do SUV Yuan Pro especificamente para o Brasil. Autoesporte apurou que os projetos já foram aprovados junto à matriz e anunciados e concessionários em uma convenção recente da marca, com presença da CEO da companhia nas Américas e Europa, Stella Li.

Os projetos já estão em desenvolvimento e serão lançados só depois que a fábrica da BYD em Camaçari (BA) já estiver operando com maior nível de autonomia produtiva, em 2026. Afinal, tanto o Dolphin quanto o Yuan Pro híbridos são produtos que não existem na China. Ou seja, ambos vão nascer já com produção nacional.

Tal notícia surpreende quando observamos que tanto o Dolphin quanto o Yuan Pro são nascidos a partir de uma matriz chamada e-Platform 3.0, dedicada exclusivamente a veículos elétricos a bateria. Assim, a BYD terá que promover mudanças substanciais na arquitetura dos veículos para comportar um motor de combustão, tanque de combustível e outros componentes voltados a veículos híbridos.

Uma coisa é certa: os modelos devem aproveitar o motor 1.5 DM-i aspirado flex na mesma calibração do Song Pro, com 98 cv de potência e 12,4 kgfm de torque, e preparado para receber etanol. Aliado a ele vem um motor elétrico de tração e com baterias Blade (LFP) de 8,3 kWh de capacidade, para uma autonomia de cerca de 50 km em modo apenas elétrico no Inmetro.

BYD Yuan Pro também vai virar híbrido flex  — Foto: Divulgação
BYD Yuan Pro também vai virar híbrido flex — Foto: Divulgação

As novidades devem pintar com atualizações visuais, especialmente do Dolphin, recentemente reestilizado na China. Com os projetos, a BYD já se antecipará a fabricantes mais tradicionais, como Fiat, Volkswagen, Chevrolet, Renault e Toyota, que lançarão o ampliarão seus portfólios de modelos híbridos flex nos próximos anos.

No caso do Yuan Pro, a fonte ouvida por Autoesporte destacou que o objetivo é concorrer com versões topo de linha do Volkswagen Nivus.

Em recente entrevista à Autoesporte, na qual confirmou o desenvolvimento de novos produtos específicos para o Brasil, Stella Li deixou claro que a marca chinesa não tem intenção de investir em sistemas mais simples de eletrificação, como os híbridos leves (MHEV), como os novos Fiat Pulse e Fastback T200 Hybrid, ou mesmo híbridos plenos (HEV), como os Toyota Corolla e Corolla Cross. Ou seja, estamos falando de produtos híbridos plug-in (PHEV).

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.

Mais recente Próxima Ford Everest confirmado na Argentina: SUV da Ranger será vendido no Brasil?
Mais da Autoesporte