A GWM já testa no Brasil o seu mais próximo lançamento, o Tank 300. O jipão 4x4 apareceu novamente em testes, dessa vez com uma camuflagem zebrada mais leve que revela alguns detalhes importantes. Exemplo é a nomenclatura PHEV, que indica a versão híbrida plug-in que será vendida oficialmente por aqui em 2025.
No flagra exclusivo, enviado pelo leitor Gustavo Carnib, é possível ver que a versão é a Hi4T e que o modelo está com a placa verde. Dessa forma, trata-se de um protótipo que estava saindo do Shopping Iguatemi de Campinas (SP). Seja como for, o SUV virá para aumentar o portfólio da marca, já composto pelo elétrico Ora 03 e o SUV híbrido Haval H6, que será o primeiro modelo nacional da montadora na fábrica de Iracemápolis (SP).
Quando estrear por aqui, o GWM Tank 300 será equipado com um conjunto híbrido plug-in (com recarga externa), conforme apurado no Festival Interlagos. Porém, os dados técnicos devem ser diferentes do exemplar híbrido (HEV) exposto no evento. Essa configuração não estará disponível no mercado brasileiro.
Dessa forma, o Tank 300 terá um motor 2.0 turbo a gasolina desenvolve 245 cv de potência e 38,7 kgfm. Aliado aos dois motores elétricos (um em cada eixo), os números combinados são de 408 cv e 76,5 kgfm. De acordo com a GMW, a aceleração de 0 a 100 km/h é feito em 7,6 segundos.
O câmbio é automático de nove marchas, com tração 4x4 sob demanda, marcha reduzida e possibilidade de bloqueio dos diferenciais dianteiro e traseiro. A tração do eixo traseiro é por diferencial mecânico, e não por motor elétrico.
O conjunto de baterias NMC (Níquel Manganês Cobalto) é de 37,1 kWh e o jipão carrega de 5% a 100% da bateria em 6h50 em corrente alternada (AC), porém, a GMW não indica a potência no carregador em kW. Em corrente contínua (DC), a bateria carrega de 30% a 80% em 40 minutos, entretanto, também não há a potência divulgada.
Como é o GWM Tank 300?
Com linhas quadradonas e estilo de Defender (o original), Jeep Wrangler ou Mercedes-Benz Classe G, o GWM Tank 300 tem carroceria sobre chassi de longarina e o preço deve ficar na faixa dos R$ 450 mil.
No visual, traz faróis de LED arredondados, rade com divisórias filetadas horizontalmente, para-choques proeminentes, caixas de roda sobressalentes, estribos laterais e estepe pendurado na tampa do porta-malas, que por sua vez tem abertura lateral.
Já em relação às medidas, o SUV tem 4,76 metros de comprimento, 1,93 m de largura, 1,93 m de altura e 2,75 m de distância entre os eixos. Seu porta-malas tem 400 litros de capacidade, com a abertura da tampa lateral. O modelo tem suspensão preparada para encarar terrenos de asfalto e terra, de acordo com a GWM. O ângulo de ataque é de 32 graus e o de saída tem 33 graus. O vão livre do solo é de 22,2 cm.
Por dentro, acabamento de couro, console central elevado e elementos simulando madeira. Destaque para as duas telas digitais de 12,3 polegadas para o quadro de instrumentos e a central multimídia. Na parte de segurança, há pacote ADAS de assistência ativa com controle de velocidade adaptativo (ACC), assistente de permanência em faixa e frenagem autônoma emergencial.
GWM também lançará novo SUV de luxo
Além do Tank 300, a GWM também tem planos de lançar um SUV de luxo chamado Wey 07. O modelo será equipado com o mesmo motor a combustão do Haval H6, ou seja, o 1.5 turbo 16V a gasolina. Entretanto, o conjunto elétrico é mais parrudo, com três unidades elétricas (uma geradora e duas de tração) e tração integral.
São 516 cv de potência no total e 95,1 kgfm de torque, com um 0 a 100 km/h em 4,9 segundos. A transmissão é DHT automatizado de dupla embreagem com duas marchas físicas e o restante das relações gerado pelo motor elétrico.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.