Segredos e flagras

Por Emily Nery

Não é segredo que a Jeep trabalha no desenvolvimento de um veículo menor do que o Renegade há mais de ano. E o crossover, apelidado de "baby Renegade", foi flagrado recentemente na versão elétrica. Sem nenhuma camuflagem, revelou que o visual herda elementos não só do SUV compacto, bem como do Compass e até do Commander.

As imagens divulgadas pelo site Carscoops mostram uma unidade pintada na cor amarela. A dianteira traz forte inspiração no Compass, graças ao capô mais arqueado e a grade frontal de sete fendas (com molduras cromadas) que fica entre os dois faróis. No centro da grade, aliás, vale notar a inscrição "e", que indica que o exemplar é elétrico.

Jeep elétrico será lançado globalmente em 2023 — Foto: Divulgação
Jeep elétrico será lançado globalmente em 2023 — Foto: Divulgação

Tanto pelo formato, quanto pelo acabamento escurecido, os faróis lembram os que equipam o Commander, SUV de sete lugares da marca. No entanto, o desenho das luzes de neblina e para-choque são exclusivos do crossover.

Na traseira, as lanternas são similares as do Renegade, com desenho interno de X, porém o para-choque é um pouco mais largo e robusto.

Lanternas no formato de X são semelhantes as do Renegade — Foto: Reprodução/Carscoops
Lanternas no formato de X são semelhantes as do Renegade — Foto: Reprodução/Carscoops

Com previsão de estreia para 2023, o automóvel deverá ser produzido sob a plataforma CMP ou em sua variante, a e-CMP (feita para veículos eletrificados). A CMP foi desenvolvida para os carros compactos das marcas Citroën, Peugeot e Opel, como o 208 e o novo C3. Inicialmente, ele será fabricado em Tychy, na Polônia.

Como será um modelo de entrada, ele será menor do que o Renegade. A imprensa europeia sugere que ele tenha o mesmo entre-eixos do Peugeot 208 e Citroën C3, de 2,54 metros. Em relação ao comprimento, ele deverá ser 2 centímetros menor do que o SUV compacto.

Motorizações

O compacto vai oferecer versões a combustão e elétrica, como a flagrada recentemente. A princípio, espera-se por configurações equipadas com os motores PureTech 1.2 a gasolina e outra com propulsor HDi 1.5 a diesel. A opção elétrica deverá ser formada pelo motor de 136 cv e por baterias de 50 kWh para garantir autonomia de cerca de 320 quilômetros no ciclo WLTP.

Baby Renegade terá opções a combustão e uma elétrica — Foto: Automedia
Baby Renegade terá opções a combustão e uma elétrica — Foto: Automedia

Embora a imprensa europeia especule que ele será batizado de Jeepster, a fabricante ainda não revelou oficialmente como se chamará. Mais detalhes sobre o veículo, inclusive seu nome, serão apresentados no Salão de Paris, em outubro deste ano.

Autoesporte entrou em contato com a Jeep, questionando a possibilidade do mini Renegade chegar por aqui. A fabricante respondeu que "não comenta estratégias futuras". Previamente, a versão elétrica foi descartada pela empresa para o nosso mercado.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.

Mais recente Próxima Hyundai HB20 2023 tem visual vazado antes do lançamento, mas design segue polêmico
Mais da Autoesporte