Lançamentos de carros

A Fang Cheng Bao (ou FCB, como os chineses têm chamado), submarca de SUVs com pegada off-road da BYD, se prepara para lançar seu terceiro e menor modelo. É o Bao 3, um modelo elétrico que teve imagens divulgadas pelo órgão de registro de patentes chinês e vai chegar às lojas em 2025.

Se a notícia parece distante, é preciso dizer que os primeiros modelos da Fang Cheng Bao chegam ao Brasil no ano que vem. Mas não precisa treinar o mandarim desde já. Por aqui, a BYD adotou um outro padrão de nome para os jipões. Eles serão comercializados pela Denza, uma outra submarca da gigante chinesa. O Denza Bao 5 será o primeiro a chegar.

Voltando ao Bao 3, o modelo se encaixaria perfeitamente na estratégia dos chineses de oferecer veículos em cada um dos segmentos de mercado. O SUV ficaria posicionado exatamente entre o Yuan Plus e o Tan na linha de elétricos da BYD.

BYD Fang Cheng Bao 3 tem para-choque elevado e rodas de até 19 polegadas  — Foto: Reprodução
BYD Fang Cheng Bao 3 tem para-choque elevado e rodas de até 19 polegadas — Foto: Reprodução

Algumas imagens do modelo já haviam sido divulgadas pela BYD. Mas agora, o ministério chinês mostrou imagens de patentes e também uma versão aparentemente mais sofisticada, chamada Titanium.

Na China, além de imagens, o escritório de patentes também costuma “entregar” informações técnicas dos veículos. Logo, já sabemos que o Bao 3 terá 4,61 metros de comprimento, 2,75 m de entre-eixos, 1,88 m de largura e 1,72 m de altura. O mais curioso é que o modelo poderá ser vendido com um drone no teto, o que aumenta a altura para 1,93 m. Como referência, essas medidas são apenas um pouco menores que as de um Song Plus.

Ao que tudo indica, haverá duas versões, porque foram reveladas informações de rodas de 18 ou 19 polegadas e peso total de 2.170 kg ou 2.265 kg. Os ângulos de ataque e saída são 25° e 28°, respectivamente. Como referência, um Jeep Renegade 4x4 tem, na mesma ordem, 30,3° e 32,7°.

BYD Fang Cheng Bao pode ser vendido em duas versões  — Foto: Reprodução
BYD Fang Cheng Bao pode ser vendido em duas versões — Foto: Reprodução

E, já que mencionamos o Renegade, o preço do Bao 3 na China deve ser o equivalente ao do Jeep de entrada no Brasil. A estimativa é que ele custe 200 mil yuan, ou R$ 164 mil, na conversão direta. O valor seria quase suficiente para comprar um Renegade Longitude 4x2 no Brasil (R$ 167.990).

Na China, o Bao 3 será movido por uma dupla de motores elétricos. Cada um será posicionado em um eixo, garantindo tração integral. Na frente, são 148 cv. Atrás, 268 cv. Porém, a potência combinada não foi divulgada. A velocidade máxima é de 201 km/h.

Para alimentar os motores elétricos, o Bao 3 lançará mão das conhecidas baterias Blade da BYD. Mas a capacidade e a autonomia ainda são um mistério.

A chegada ao Brasil também permanece em segredo. Porém, considerando o tamanho do segmento e a agressividade da BYD em trazer veículos da China, é bem possível que o Bao 3 apareça por aqui nos próximos anos.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.

Mais recente Próxima Ford terá 10 lançamentos no Brasil em 2025 e Mustang manual está na lista
Mais da Autoesporte