A Toyota Hiace é feita na Argentina desde o início do ano. O modelo tem montagem em regime CKD, com peças importadas do Japão, e dispõe de versão de carga e outra voltada para passageiros. E é justamente esta última que chega ao Brasil no primeiro semestre de 2025.
A van acomoda 14 ocupantes (condutor e 13 passageiros) em sua configuração Commuter. Sua comercialização no Brasil foi divulgada pelo site Autos Segredos e, posteriormente, confirmada pela reportagem da Autoesporte. Apuramos ainda que, a depender do desempenho da Commuter, a Toyota também poderá vender a versão de carga H2L2 em nosso país.
O conjunto mecânico utilizado pela Toyota Hiace para passageiros é um facilitador em todo esse processo. Isso porque a van utiliza o mesmo trem de força de Hilux e SW4. Na opção Commuter, o propulsor 2.8 turbodiesel rende 163 cv de potência e 42,8 kgfm de torque. O câmbio também é o mesmo de picape e SUV: o automático de seis velocidades.
Segundo a fabricante, além do motor, o eixo traseiro do modelo também é feito em Zárate. Para completar, embora tenha seus kits importados do Japão, a Hiace tem 110 fornecedores locais, inclusive brasileiros.
Dimensões
Equipamentos da Toyota Hiace
Segundo o Autos Segredos, a lista de equipamentos da Hiace Commuter vendida no Brasil será a mesma do modelo comercializado na Argentina. Desse modo, a van para passageiros terá ar-condicionado com saídas e regulador manual para bancos traseiros, câmera de ré, vidros elétricos dianteiros, coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, banco do motorista com ajuste de altura, ajuste longitudinal e reclinação do encosto, volante multifuncional, quadro de instrumentos de 4,2” em TFT, central multimídia com tela de 9”, entre outros.
No quesito segurança, há airbags frontais para motorista e passageiros, airbag de joelho para o condutor, alarme, freios com ABS e EBD, faróis de neblina, controle de tração (TRC), controle de Estabilidade (VSC) e assistência ao arranque em subida (HAC), por exemplo.
A Toyota encetou a produção da Hiace em Zárate com o objetivo de fazer 4.000 unidades por ano. A produção subirá para 10.000 modelos anuais em 2025 para equilibrar as importações entre Argentina e Brasil com o lançamento do Yaris Cross – que já tem unidades pré-série, segundo interlocutores, deixando a fábrica de Sorocaba (SP).
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.