O Salão de Guangzhou é apenas o terceiro maior da China. Sem grandes lançamentos relevantes da BYD, a mostra, porém, antecipou novidades de produtos que já estão à venda no país e que devem chegar ao Brasil nos próximos anos. A marca prevê atualizações em modelos como Seal e Dolphin Mini, além de estudar as chegadas de ao menos outros dois veículos.
Começando pela linha regular, o sedã elétrico Seal deve ter atualizações ao longo de 2025. A principal delas é o aumento na velocidade máxima – hoje limitada a 190 km/h, deve passar para 240 km/h. Além disso, são esperadas novas rodas e saias laterais redesenhadas. Os números de potência, torque e autonomia não devem mudar.
Além disso, o sedã deve passar a contar com uma configuração híbrida plug-in, chamada Seal 07 DM-i, que tem sido constantemente flagrada em testes no Brasil.
Já o Dolphin Mini deve ter a polêmica questão da suspensão ajustada. A marca disse que, apesar de não ser uma característica que comprometa a segurança do modelo, já preparou um novo acerto para o subcompacto elétrico. A questão é que ela só será aplicada quando a produção nacional do pequeno for iniciada, o que deve acontecer também ao longo do ano que vem.
Vale lembrar que o primeiro BYD nacional será o SUV híbrido Song Pro, que começa a ser feito já com motor 1.5 flex. Autoesporte antecipou, em visita à sede da marca, em Shenzhen, que o propulsor já está pronto e deve ter um pequeno aumento de potência.
Além dos produtos atuais, a linha da BYD vai crescer consideravelmente. A versão mais potente do Song Plus, chamada de Premium, chega ainda em 2024, combinando motor 1.5 turbo e outro elétrico instalado no eixo traseiro. A ideia é concorrer com o GWM Haval H6 PHEV34. A potência vai subir de 235 cv para 343 cv. O preço deve ficar na faixa dos R$ 270 mil.
BYD no Brasil: chegada da Denza
Para 2025, a empresa prepara a estreia da submarca de luxo Denza, que terá 80 lojas próprias, separadas das concessionárias BYD. Para iniciar a operação, chegam o SUV Bao 5, a van executiva D9 e o sedã elétrico Z9, este último com o papel de ser o mais sofisticado modelo do grupo chinês (até o momento).
Há uma série de outros modelos em estudos para o Brasil, como os jipões Bao 8 e Yangwang U8. O último, porém, tem uma questão delicada. Como seu Peso Bruto Total (PBT) excede 3.500 kg, ele não poderá ser homologado como um automóvel, exigindo habilitação do tipo C.
Com status de “quase confirmado” está o Sea Lion 07, que pode ser considerado o SUV do Seal. Além de compartilhar a identidade visual, o modelo também tem o mesmo conjunto mecânico, incluindo os motores elétricos de 531 cv.
Veja a lista completa de lançamentos que a BYD já confirmou que deve fazer no Brasil até o fim de 2025:
- Song Plus Premium DM-i turbo
- Seal 07 DM-i híbrido plug-in
- Seal 2026 atualizado
- Denza Z9
- Denza Bao 5
- Denza D9
- Sea Lion 07
- Song Pro nacional híbrido flex
- Dolphin Mini nacional com suspensão traseira recalibrada
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.