Carros elétricos e híbridos

A Mitsubishi se juntou a Honda e Nissan, que firmaram uma aliança em março, para desenvolver carros elétricos. O objetivo é que as três fabricantes se unam no desenvolvimento de softwares de gerenciamento e inteligência artificial, além de produção de componentes para veículos elétricos, como baterias, motores e inversores.

A Mitsubishi Motors já faz parte de uma aliança de longa data com a Nissan e a francesa Renault, mas este seria um acordo separado. Atualmente, a marca vende dois modelos elétricos no Japão, mas um deles foi criado pela Nissan. E o outro é uma van compacta que se enquadra como kei car.

A nova colaboração pode ajudar as montadoras japonesas a cortar custos e se preparar para enfrentar o mercado de carros elétricos, dominado por empresas como a chinesa BYD e a norte-americana Tesla.

"A colaboração com parceiros é essencial na indústria automotiva de hoje, que está passando por rápidas mudanças devido a inovações tecnológicas como eletrificação e inteligência. Acreditamos que podemos descobrir novas possibilidades em uma variedade de campos por meio da colaboração entre as três empresas”, disse Takao Kato, CEO da Mitsubishi Motors.

Ye S7, da submarca da Honda para vender carros elétricos na China — Foto: Divulgação
Ye S7, da submarca da Honda para vender carros elétricos na China — Foto: Divulgação

No memorando assinado pelas empresas, Nissan e a Honda concordaram em compartilhar modelos e completar as linhas uma da outra. Não está claro se a Mitsubishi participaria dessa troca.

As três marcas, em separado, já anunciaram iniciativas de carros elétricos. A Honda, por exemplo, criou uma nova marca, a Ye, lançada oficialmente durante o Salão de Pequim em abril. Serão ao menos sete modelos novos, mas com previsão de atuação somente na China.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.

Mais recente Próxima BYD King x Toyota Corolla: testamos qual é o mais econômico na prática
Mais da Autoesporte