Foram realizadas 102 reuniões entre 12 empresas brasileiras e 50 compradores locais em novembro de 2024
A promoção de negócios brasileiros segue muito ativa na Eurásia. O escritório da ApexBrasil em Moscou promoveu uma série de encontros online entre empresas brasileiras e compradores de quatro países da região (Rússia, Uzbequistão, Cazaquistão e Belarus) para possibilitar novas oportunidades de parcerias nos setores de Indústria de Equipamentos, Insumos e Soluções Agrotecnológicas. O resultado foi o fortalecimento da participação brasileira no mercado eurasiático, que depende muito das importações dos equipamentos e tecnologias agrícolas.
As perspectivas são positivas pois o Brasil surge como um dos principais fornecedores para as empresas locais, o que comprova a força do agronegócio brasileiro. A articulação do escritório ApexBrasil foi fundamental para proporcionar o melhor ambiente e possibilitar que negociações aconteçam de forma eficiente de acordo com o interesse dos empresários. A previsão é realizar ao menos três rodadas neste ano e ampliar a presença na região.
Os resultados e expectativas futuras de negócios são positivos e deixam nossa equipe com um bom sentimento de missão cumprida. Mas o mais gratificante são os feedbacks positivos que recebemos das empresas sobre a oportunidade de participar de um evento de alto nível em um mercado tão desafiante como o da Eurásia, sobretudo num setor de alto valor agregado, como é o de tecnologias agrícolas. É um reconhecimento, por parte de nossos clientes, da importância da ApexBrasil para a ampliação de seus negócios internacionais.
Almir Américo, gerente do escritório da ApexBrasil em Moscou
A rodada de negócios incluiu o número recorde de 50 compradores, incluindo os 10 maiores distribuidores e importadores das máquinas e equipamentos agrícolas da Rússia. Os tomadores de decisão dos clientes dos empresários brasileiros participaram ativamente, sendo que 42% são CEO / Proprietários e 38% diretores comerciais. Os representantes da Rússia e países da abrangeram os segmentos de peças de reposição, estufas, telecomunicações mineração e rações animais.
O projeto gerou resultados superiores a US$ 405 mil em negócios imediatos e criou uma expectativa de US$ 5,3 milhões para os próximos 12 meses. Além disso, contribuiu para conectar empresas brasileiras a parceiros-chave no setor de equipamentos e soluções agrícolas. Desde sua criação, o escritório da ApexBrasil em Moscou sempre buscou incluir setores com produtos de alto valor agregado em sua pauta de promoção de exportações.