Amazon Pororoca (purificação de água); Sem Lixo (reciclagem); e Pingo de Tinta (capacitação) são startups atendidas pelo Sebrae e que representam o Amapá na Expo Favela Innovation 2024. A Expo Favela Innovation é uma feira de negócios que reúne expositores que são empreendedores das favelas. O objetivo é dar visibilidade a essas iniciativas e, assim, proporcionar um palco para o encontro com investidores que possam acelerar os empreendimentos e gerar negócios. A etapa nacional da Expo Favela acontece em São Paulo, no período de 6 a 8 de dezembro, no Expo Center Norte, das 10h às 17h.
-
Segundo o coordenador do Escritório Regional do Sebrae em Santana/AP, Iranei Lopes, desde o início do ano, a unidade institucional no município, atende as startups selecionadas e presta orientação técnica, consultoria em gestão empresarial com foco em modelagem de negócio, acompanhamento nas etapas de planejamento estratégico e na participação em oficinas de plano de negócios promovidas pela Agência Amapá e Agência de Fomento do Amapá (Afap).
-
Estamos orgulhosos de ver nossas startups representando o Amapá e mais uma vez o município de Santana em um evento nacional. O Sebrae no Amapá continua trabalhando para fortalecer o ecossistema de inovação local, afirma o coordenador, Iranei Lopes.
-
Startups
-
A Amazon Pororoca desenvolveu um filtro de purificação de água com carvão de caroço de açaí ativado, com o objetivo de tratar a água para as comunidades ribeirinhas e trazer qualidade de vida para essa população. A startup está sendo representada pela ribeirinha, indígena da etnia Galibi Marworno, moradora da Comunidade Ubussutuba, na Ilha da Caviana/PA, Vanda Pororoca, que doou o terreno da família para a construção da estação de purificação da água.
-
A líder comunitária contou com a ajuda do professor e pesquisador do Instituto Federal do Amapá (Ifap), Pedro Aquino, sócio-proprietário da Amazon Pororoca que desenvolveram após 7 anos de pesquisa, a estação na comunidade ribeirinha. O projeto já funcionando na comunidade e arredores; a população pode ter acesso à água filtrada buscando na estação.
O professor Pedro Aquino, fala da importância do apoio do Sebrae e da Cufa no projeto, para levá-los à etapa nacional da Expo Favela 2024. “A Amazon Pororoca está concorrendo na final, e foi fundamental o apoio que recebemos da Cufa, e o apoio do Escritório Regional do Sebrae em Santana que nos tem dado suporte técnico”, destaca o pesquisador Pedro Aquino.
-
A Startup Sem Lixo, é um aplicativo que conecta geradores de resíduos a recicladores, promovendo economia circular. O aplicativo aumenta a renda dos coletadores e amplia a taxa de reciclagem no mundo.
O CEO da empresa, Welber Torres, foi o responsável por desenvolver e criar o aplicativo Sem Lixo, e agradece por todo apoio que teve para chegar à final. “Estou muito feliz, quero agradecer ao Sebrae, agradecer a Cufa, agradecer todas as pessoas que me ajudaram a chegar até aqui. Eu estou muito feliz e grato por todos vocês que me ajudaram”, expressa Welber Torres.
-
A Empresa Pingo de Tinta, surgiu do Projeto Sociocultural Colorindo Santana, a startup capacita artistas para se tornarem empreendedores, artesãos, instrutores e palestrantes. A empresa é representada pelo CEO Marlon Gurjão, que atua como professor na Comunidade do Ambrósio, onde implementou o projeto.
“Hoje é um dia muito importante para a Comunidade do Ambrósio e para o município de Santana, tivemos o apoio do Sebrae, da Cufa e da Prefeitura de Santana. É um momento muito especial para o Projeto Colorindo Santana”, finaliza o CEO Marlon Gurjão.
-
-
-
Serviço:
Sebrae no Amapá
Unidade de Marketing e Comunicação: (96)3312-2832
Central de Relacionamento: 0800 570 0800
Agência de Notícias Amapá (ASN): www.ap.agenciasebrae.com.br
Blog: www.sebraeap.blogspot.com.br
Portal Sebrae: www.ap.sebrae.com.br
Youtube: /sebraeamapa
Twitter: @sebraeap
Facebook: @sebraeap
Instagram: @sebraeap