Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial celebra 71 anos de criação
Efetivo militar e civil celebraram os feitos deste grande Departamento
O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) celebrou, nessa segunda-feira ( 02/12), os 71 anos de sua criação em cerimônia militar presidida pelo Diretor-Geral, Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros.
Na ocasião, estiveram presentes Oficiais-Generais de ontem e de hoje; Reitor do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), Professor Doutor Antonio Guilherme de Arruda Lorenzi; Prefeito de São José dos Campos, Anderson Farias Ferreira; Fundador do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno e Fundador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, Doutor Fernando de Mendonça; Comandantes, Chefes, Diretores das Organizações Militares da GUARNAE-SJ, Pró-reitora de Administração do ITA e Prefeita de Aeronáutica de São José dos Campos; Graduado-Master da Guarnição de Aeronáutica de São José dos Campos (GUARNAE-SJ); e demais autoridades presentes.
O evento foi marcado pela entrega de condecorações importantes, entre elas o Título de “Membro Honorário da Força Aérea Brasileira”, honraria concedida a civis e militares da reserva, brasileiros ou estrangeiros, que, por sua atividade, tenham cooperado diretamente com as organizações do Comando da Aeronáutica em ações de relevância para o contexto científico e tecnológico do nosso país.
O pastor e líder da Igreja Batista em São José dos Campos, Carlito Paes, foi um dos homenageados e foi representado pelo pastor Júlio César Florêncio. O pastor Carlito Paes destacou-se pelo seu notável empenho em promover ações conjuntas com o DCTA, como a realização do Concerto Solidário do Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira (FAB), evento anual realizado na Igreja da Cidade. “Hoje realmente foi um dia especial. Somos muito gratos por receber tamanha honraria e por participar de movimentos tão importantes para a nossa sociedade, como os realizados pelo DCTA, em prol da cultura e em favor do próximo”, agradeceu o Pastor Júlio Florêncio.
Durante a solenidade também foram condecorados com a Medalha de Tempo de Serviço os militares que completaram 20 e 10 anos de bons serviços prestados à FAB. A referida condecoração, criada pelo decreto nº 4.238, de 15 de novembro de 1901, destina-se a recompensar os Oficiais e Praças da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da FAB, por seu empenho e comprometimento. “É muito gratificante receber o reconhecimento por esses 21 anos de serviço. Para mim, representar o Brasil e vestir a farda vai além de um trabalho; é uma honra imensa. Cresci junto com a FAB, me desenvolvi nela, e estar aqui hoje e receber essa medalha é uma grande felicidade”, disse a Suboficial do Grupamento de Saúde de São José dos Campos (GSAU-SJ), Juliana Travassos de Souza Ferraz.
Durante a leitura da Ordem do Dia, o Tenente-Brigadeiro Medeiros enalteceu a importância de celebrarmos a data, pois a criação do DCTA representa um marco fundamental para o avanço da ciência, da tecnologia e da inovação aeronáutica do país. Na oportunidade, o Diretor-Geral também reconheceu a dedicação e o legado de todos que contribuíram para o progresso da nossa aviação e da defesa nacional.
“Sob a tônica do legado de nossos visionários predecessores, celebramos hoje os 71 anos da criação do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, reverenciando o passado e projetando o futuro. Fruto da determinação, perseverança e visão de futuro de seus precursores, o DCTA se destaca ao unir esforços no ensino de engenharia de excelência com a aplicação nas pesquisas de novas tecnologias, resultantes de sua vocação para inovar, presente em seu DNA. É com sentimento de extremo orgulho, respeito e admiração que me dirijo ao efetivo do DCTA neste septuagésimo primeiro aniversário de nossa instituição. Hoje, são os senhores e as senhoras que escrevem a história deste Departamento. A conquista dos notórios marcos em projetos de tecnologia de ponta só foi possível pelo trabalho integrado e colaborativo de cada militar, de cada servidor e servidora civil, e de cada organização que compõe o DCTA. Neste contexto, reputo igual importância nesta engrenagem todas às OM jurisdicionadas. Que o lema construído por nós, ao longo dos últimos anos, se eternize na mente e na cultura que cultivamos. #SomosTodosDCTA", destacou o Tenente-Brigadeiro Medeiros.
Ao término da solenidade, a tropa desfilou em continência ao Diretor-Geral do DCTA, ao som do dobrado “Saudades de Minha Terra”.
DCTA 71 anos
No ano de 1941, a criação do Ministério da Aeronáutica, em meio a um grande conflito mundial, evidenciava a importância da aviação militar para o mundo e para o Brasil. Em sua organização inicial, o então Tenente-Coronel Aviador Casimiro Montenegro foi nomeado Diretor da Subdiretoria de Técnica Aeronáutica e, em sua larga visão inovadora, não tardou em levantar as necessidades para viabilizar uma escola superior de engenharia aeronáutica que gerasse pesquisa, desenvolvimento e promovesse a industrialização do país.
Em janeiro de 1946, foi criada a Comissão de Organização do Centro Técnico de Aeronáutica (COCTA), que ficou subordinada diretamente à Subdiretoria de Técnica Aeronáutica, sob os cuidados de Casimiro. O objetivo maior era impulsionar a produção aeronáutica a partir da formação de capacitados engenheiros aeronáuticos, visto que eram escassos no Brasil.
A COCTA, com sede no Rio de Janeiro em seus anos iniciais, empreendeu chamadas públicas para a construção do centro de ensino, que, posteriormente, veio a tornar-se o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), sendo transferido para São José dos Campos, em novembro de 1953. Sendo assim, surge o Centro Técnico de Aeronáutica (CTA), o qual a história se entrelaça com a criação da escola que, hoje, é referência em ensino público de qualidade, pesquisa e fomento à indústria.
Atualmente, o DCTA e suas organizações subordinadas formam um complexo de pesquisa e desenvolvimento voltado a planejar, gerenciar e executar atividades relacionadas à ciência, tecnologia e inovação no âmbito do Comando da Aeronáutica. Todo esse complexo atua em sintonia com o conceito da tripla hélice, onde Governo, Academia e Indústria trabalham a fim de encontrar soluções científico-tecnológicas para fortalecer nossa base industrial de defesa.
Fotos: Tenente Daniela Camargos, Sargentos Neves e Eduardo / PASJ, DCTA e IEAv
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte