Agência Nacional de Águas participa do maior exercício cibernético do Hemisfério Sul
A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) participa até esta sexta-feira, 18 de outubro, do exercício Guardião Cibernético 6.0, promovido pelo Comando de Defesa Cibernética do Exército (ComDCiber), em Brasília, e que acontece simultaneamente no Comando da 2ª Divisão de Exército, em São Paulo. Considerado o maior exercício cibernético do hemisfério sul, o evento reunirá representantes de setores prioritários, como água, energia e comunicações, em um esforço conjunto para enfrentar as crescentes ameaças cibernéticas.
Nesta sexta edição, o Guardião Cibernético reuniu cerca de 30 países e 140 organizações entre instituições do setor público e privado que atuam em infraestruturas críticas dos setores de energia, financeiro, nuclear, transporte, água, comunicações e defesa. O objetivo é que esses gestores de infraestruturas críticas possam atuar em conjunto para desenvolver soluções estratégicas e avaliar a capacidade de defesa contra ataques simulados, impedindo consequências desastrosas para a segurança do Estado nos setores ambientais, sociais, políticos e econômicos.
Esta é a terceira vez que a ANA participa do evento, agregando valor para Agência ao desenvolver junto com as outros órgãos parceiros e Entidades Reguladoras Infranacionais (ERIs) soluções estratégicas que garantam a segurança cibernética de suas instituições. Assim como em suas últimas atuações no evento, Agência também foi a responsável por articular a participação de outros atores do setor água, que este ano contou com representantes da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (ADASA); da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (CAESB); da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (ARIS/SC) e da Companhia Águas de Joinville (CAJ).
Participaram da ANA servidores(as) de diferentes áreas técnicas: Antônio Augusto, da Assessoria Especial de Comunicação Social (ASCOM); Rebeca Campos e Tiago Loup, da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) e Leonardo David C. de Queiroz, da Superintendência de Regulação de Saneamento Básico (SSB).
Assessoria Especial de Comunicação Social (ASCOM)
Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)
(61) 2109-5129/5495/5103
www.gov.br/ana | Facebook | Instagram | Twitter | YouTube | LinkedIn | TikTok
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte