O estágio é o ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido, em ambiente de trabalho, por estudantes matriculados e com frequência regular, abrange experiências laborais em instituições, empresas e outras entidades com realização de atividades pertinentes aos objetivos do curso, podendo ser obrigatório e não obrigatório.
As atividades de estágio são normatizadas, principalmente, pela Lei nº 11.788/2008, pelo Projeto Pedagógico do Curso, e Regulamentos de estágios de cada curso.
Objetivos do estágio
-
Preparação para o trabalho produtivo de educandos;
-
Aprendizado e desenvolvimento de competências e habilidades próprias da atividade profissional;
-
Desenvolvimento do educando para a vida cidadã e para o trabalho
O setor de estágio atua como ponto focal junto aos atores envolvidos nas práticas de estágio: empresa concedente; agência de integração; estudantes; colegiados/orientadores (as) e direção do IGEO.
No IGEO, o Setor de Estágio é responsável pelas atividades:
-
Cadastro e gestão de estágios não obrigatórios realizados pelos estudantes do IGEO;
-
Acompanhamento e auxílio personalizado ao(à) estagiário (a) em suas demandas de estágio, relacionadas às atribuições da instituição de ensino, de acordo com a Lei 11.788/2008, parágrafo I ao VII do art 7º;
-
Auxílio na promoção da aprendizagem a partir de dicas, textos e eventos que orientam como aproveitar a experiência de estágio, com vistas à qualificação acadêmica e profissional;
- Contribuição para atualização dos currículos dos cursos do IGEO, através da elaboração de relatórios encaminhados aos colegiados dos cursos.
Estágios na Graduação
Na graduação o estágio pode ser dos seguintes tipos:
Estágio obrigatório é aquele definido no Projeto Pedagógico do Curso, vinculado a uma ou mais disciplinas obrigatórias, cuja carga horária é requisito para aprovação e obtenção do diploma (§ 1º do art. 2º da Lei nº 11.788/2008).
Para saber mais sobre esse tipo de estágio, consulte o Projeto Pedagógico do Curso ou o colegiado.
Estágio não obrigatório é aquele desenvolvido como atividade opcional, facultativo, também supervisionado, cujas atividades desenvolvidas devem estar relacionadas com a área de estudos do curso. A sua carga horária pode ser acrescida à carga horária regular e obrigatória, como Atividade Complementar (consulte o Projeto Pedagógico do Curso ou o colegiado).
Deve ser sempre remunerado (bolsa ou outra forma de contraprestação).
No IGEO, as orientações sobre estágio não obrigatório podem ser obtidas:
E-mail: [email protected]
Local: Sala 203 -C
Responsável: Regina Lúcia Bittencourt
Estagiária: Adelaide Barbosa (Bolsita de Pedagogia do Programa Permanecer da UFBA)