A logística agropecuária brasileira está retratada neste Sistema de Inteligência Territorial Estratégica (SITE), que apresenta dados atuais e históricos sobre as principais cadeias produtivas de exportação agropecuária do País: algodão, bovinos, café, cana-de-açúcar, galináceos, laranja, madeira para papel e celulose, milho, soja e suínos.

O conjunto de painéis interativos aqui disponíveis permite gerar milhares de mapas e gráficos sobre produção e exportação daqueles produtos, incluindo análises de concentração espacial dos rebanhos e lavouras, assim como áreas de origem, destino e terminais preferenciais de escoamento para o mercado internacional.

Esta segunda versão do SITE da Macrologística Agropecuária Brasileira inclui dados sobre armazenagem, estruturas de processamento de grãos, carnes e cana-de-açúcar, além de estimativas de demanda e oferta potencial de nutrientes agrícolas nas diferentes regiões do País.  A plataforma apresenta, ainda, as bacias logísticas, conjuntos de microrregiões que exportam grãos preferencialmente pelo mesmo porto. Livre e gratuita, a ferramenta é estratégica para empresas de comercialização, operadores logísticos, associações de produtores e agentes portuários. Com ela, é possível planejar melhorias logísticas que impulsionam a competitividade da agropecuária brasileira, além de apoiar decisões para investimentos e políticas públicas. 

 

  • Produção Agropecuária

    Série histórica com volume produzido e área colhida e análise da concentração espacial da produção.
  • Armazenagem e Beneficiamento

    Unidades de armazenagem, processamento e beneficiamento de grãos, carnes e cana-de-açúcar.
  • Exportação

    Série histórica com o volume e valor da produção por microrregião, produto, ponto de escoamento e país de destino.

  • Bacias Logísticas

    Delimitação das bacias logísticas de grãos no território nacional, de acordo com o porto preferencial de embarque das exportações.
  •  

    Logística de Nutrientes

    Estimativas da demanda e oferta potencial de nutrientes para as principais culturas agrícolas brasileiras de exportação.