Augusto Tanquinho teve boa chance de entrar no top 15 da divisão dos galos (até 61kg) neste sábado, quando enfrentou o número 8 da categoria, Aljamain Sterling. Entretanto, o americano venceu por decisão unânime (triplo 29-28) e recuperou-se das derrotas sofridas em seus últimos dois compromissos, no card preliminar do "UFC: Johnson x Reis", em Kansas City (EUA). O brasileiro até fez um bom primeiro round, mas cansou e acabou superado de forma clara nos assaltos seguintes.
Este foi o segundo revés da carreira de Tanquinho, que tem oito lutas. Os dois resultados negativos foram pelo Ultimate. O primeiro na estreia, quando foi nocauteado pelo atual campeão da divisão, Cody Garbrandt. Ele vinha de vitória sobre Frankie Saenz.
A luta
Tanquinho dominou o centro do octógono no início, mas o americano era mais ativo, principalmente com chutes frontais. O especialista em jiu-jítsu procurava o momento certo para atacar, mas foi surpreendido com um double leg no tempo exato que o deixou com as costas no chão. O brasileiro conseguiu apoiar as costas na grade e tentou usar os ganchos para raspar, enquanto recebia socos na linha de cintura. Ele atacou na chave de braço, transitou para a perna, mas Sterling ficou de pé e escapou, aplicando chutes nas pernas de Tanquinho até o árbitro central interromper e pedir para o brasileiro se levanta. Logo que a luta foi retomada, Tanquinho acertou um cruzado de direita que derrubou Sterling e imediatamente atacou na chave de braço. O americano fez a defesa correta, o brasileiro tentou puxar para a guilhotina e, após alguns giros, Sterling terminou por cima no solo e aplicou golpes curtos até o fim do round.
Sterling conectou bom chute na linha de cintura na volta para o segundo assalto, seguido de mais dois chutes frontais. O americano pressionou Tanquinho contra a grade, mas o brasileiro inverteu a posição, insistiu na pegada para tentar derrubar, mas foi rechaçado. Sterling acertou alguns bons golpes na trocação e provocou o rival. Com cerca de 30 segundos para o fim do assalto, ele aplicou uma queda providencial para garantir o round no ground and pound.
Aparentando cansaço, Tanquinho passou a receber mais golpes limpos de Sterling, que variava bastante suas investidas e movimentava-se o tempo todo. Quando o americano expôs o pescoço ao fazer uma esquiva, Tanquinho tentou uma guilhotina, mas não conseguiu ajustar a posição. Sterling pressionou na grade, perdeu a posição de domínio, mas o brasileiro não conseguiu capitalizar e o árbitro separou os dois. Ele foi para cima quando faltavam dois minutos para acabar a luta, cinturou seu oponente e buscou a queda próximo à grade, mas Sterling inverteu a posição e conseguiu derrubar no single leg, mas Tanquinho ficou de pé rapidamente. O brasileiro foi para cima de forma afobada e recebeu alguns contragolpes nos segundos finais.
elliott bate smolka em luta empolgante
Os pesos-moscas (até 57kg) Tim Elliott e Louis Smolka protagonizaram o que pode ter sido a "Luta da Noite" no card de Kansas City. Em um combate repleto de reviravoltas e com alto nível técnico dos dois na luta agarrada, Elliott saiu vitorioso por decisão unânime (triplo 30-27), recuperando-se da derrota sofrida para o campeão Demetrious Johnson em seu compromisso anterior.
Smolka sofreu o terceiro revés seguido, após perder para Brandon Moreno e Ray Borg nas lutas anteriores. O havaiano, apesar do resultado negativo, teve boa atuação também, mas fica em situação delicada no evento.
magomedov supera green por decisão dividida
Não chegou perto de ser tão bom quanto foi o confronto entre Tim Elliott e Louis Smolka, mas Rashid Magomedov fez o suficiente para vencer Bobby Green por decisão dividida (29-28, 28-29 e 29-28), pelo peso-leve (até 70kg). O russo agora soma 20 vitórias e duas derrotas na carreira e recuperou-se do revés diante de Beneil Dariush em sua última atuação. Já o americano ficou em situação complicada na companhia, já que perdeu pela terceira vez seguida. Antes deste sábado, foi batido por Dustin Poirier e pelo brasileiro Edson Barboza. Seu último triunfo aconteceu em julho de 2014, quando venceu Josh Thomson por decisão dividida.
duquesnoy impressiona com nocaute em estreia
A divisão dos galos (até 61kg), já cheia de jovens lutadores talentosos, parece ter ganho mais um reforço com futuro promissor. O francês Tom Duquesnoy, de 23 anos, debutou no Ultimate com um belo nocaute sobre Patrick Williams aos 28 segundos do segundo round. E ele praticamente precisou nocautear o americano duas vezes, já que, no soar do gongo, levou o americano ao solo com duras cotoveladas no clinche. O árbitro central permitiu que Williams retornasse para o assalto seguinte, mas o lutador claramente não tinha mais condições e foi presa fácil para o poder de fogo de Duquesnoy.
volkov bate nelson e vence segunda seguida no ufc
Em sua segunda luta pelo Ultimate, o ex-campeão peso-pesado (até 120kg) do Bellator, Alexander Volkov, venceu mais uma vez. A vítima foi Roy Nelson, por decisão unânime (triplo 30-27), na última luta do card preliminar do UFC Kansas City. O americano teve seu melhor momento no primeiro assalto ao aplicar uma queda e passar a maior parte dos cinco minutos sobre o rival. Entretanto, o russo não deu chance nos rounds seguintes com uma estratégia baseada em jabs e chutes frontais. Ele também contou com o preparo físico ruim de seu adversário, que começou o segundo assalto já aparentando muito cansaço.
Volkov agora possui 28 vitórias e seis derrotas na carreira. Foi o quarto triunfo consecutivo do russo, que bateu Timothy Johnson em sua estreia no UFC. Nelson perdeu a 14ª da carreira, além de ter 22 resultados positivos. Ele vinha de vitória contra Antônio Pezão.
UFC Fight Night
15 de abril, em Kansas City (EUA)
CARD PRINCIPAL:
Demetrious Johnson venceu Wilson Reis por finalização aos 4m49s do R3
Rose Namajunas venceu Michelle Waterson por finalização aos 2m47s do R2
Robert Whittaker venceu Ronaldo Jacaré por nocaute técnico aos 3m28s do R2
Renato Moicano venceu Jeremy Stephens por decisão dividida (29-28, 28-29 e 29-28)
CARD PRELIMINAR:
Alexander Volkov venceu Roy Nelson por decisão unânime (triplo 30-27)
Tom Duquesnoy venceu Patrick Williams por nocaute técnico aos 28s do R2
Rashid Magomedov venceu Bobby Green por decisão dividida (29-28, 28-29 e 29-28)
Tim Elliott venceu Louis Smolka por decisão unânime (triplo 30-27)
Aljamain Sterling venceu Augusto Tanquinho por decisão unânime (triplo 29-28)
Devin Clark venceu Jake Collier por decisão unânime (30-27, 30-27 e 30-26)
Anthony Smith venceu Andrew Sanchez por nocaute técnico aos 3m52s do R3
Zak Cummings venceu Nathan Coy por finalização aos 4m21s do R1
Ketlen Vieira venceu Ashlee Evans-Smith por decisão unânime (29-28, 29-28 e 30-27)