Depois do amplo domínio de Tim Means no primeiro encontro, antes dos golpes ilegais interromperem o duelo, era esperado que o americano levasse vantagem novamente diante de Alex Cowboy. Entretanto, o que se viu no Centro de Formação Olímpica neste sábado foi um cenário totalmente diferente. A trocação, seu ponto forte, estava lá, mas a surpresa ficou por conta do ótimo jogo de quedas mostrado desta vez. E, através dele, a vitória veio com um mata-leão aos 2m38s do segundo assalto, na abertura do card principal do "UFC: Belfort x Gastelum", em Fortaleza, pelo peso-meio-médio (até 77kg).
- Naquela luta não pude mostrar meu potencial, foram só três minutos. Pela primeira vez tive uma
revanche, e consegui pegar um cara de nome como o Tim Means. Vim para os
meio-médios para ficar, representando minha equipe e vou dar 100% sempre
dentro do octógono"
O triunfo foi o terceiro em seus últimos quatro compromissos. Apenas a luta anterior, contra o próprio Means, terminou em "No Contest" (luta sem resultado).
A luta
Apesar de afirmar que iria jogar nos contra-ataques, Alex Cowboy começou agressivo. Dois chutes altos e um cruzado de direita entraram. Um golpe rodado também tocou o americano, que partiu para entrar em queda, mas o brasileiro inverteu a posição, cinturou e derrubou após tirar o rival do solo. De dentro da guarda, ele demorou a liberar os braços e, ao conseguir, quase deu espaço para Means ficar de pé, mas voltou rapidamente para a guarda do oponente.
O americano colocou os pés na virilha de Cowboy e conseguiu espaço para se levantar. Na grade, eles disputaram a posição de domínio, mas o atleta da TFT dominou as costas e aplicou um lindo suplê. Means ficou de pé, mas com seu adversário nas costas lhe aplicando joelhadas na perna. Depois de uma sequência de quedas, com Means sempre se levantando, o americano conseguiu inverter e cair por cima, já de guarda passada, com pouco mais de um minuto para o fim do round. Cowboy conseguiu travar o pescoço do rival, que tentava evoluir a posição no chão, mas pouco fez até o fim do primeiro assalto.
Logo nos primeiros segundos do segundo round, Cowboy jogou um chute rodado no vazio, e Means tentou derrubar, mas o brasileiro defendeu bem a queda e arriscou um double leg. Desta vez foi o americano quem rechaçou. Os dois disputaram posição na grade, até que o double leg de Cowboy funcionou. Means cedeu as costas mais uma vez, mas se levantou. O brasileiro insistou, levou para o chão e fechou o triângulo na linha de cintura. Dali, encaixou o mata-leão, garantiu a vitória e só levantou para dançar e fazer a festa do público na arena.
Confira os resultados completos do UFC Fortaleza:
UFC: Belfort x Gastelum
11 de março, em Fortaleza
CARD PRINCIPAL
Kelvin Gastelum venceu Vitor Belfort por nocaute técnico aos 3m52s do R1
Maurício Shogun venceu Gian Villante por nocaute técnico aos 59s do R3
Edson Barboza venceu Beneil Dariush por nocaute aos 3m35s do R2
Ray Borg venceu Jussier Formiga por decisão unânime (triplo 29-28)
Bethe Correia x Marion Reneau foi empate majoritário (29-27 Reneau, 28-28 e 28-28)
Alex Cowboy venceu Tim Means por finalização aos 2m38s do R2
CARD PRELIMINAR
Kevin Lee venceu Francisco Massaranduba por finalização aos 3m12s do R2
Serginho Moraes venceu Davi Ramos por decisão unânime (triplo 30-27)
Joe Soto venceu Rani Yahya por decisão unânime (29-28, 29-27 e 29-27)
Michel Trator venceu Josh Burkman por finalização a 1m42s do R1
Jeremy Kenedy venceu Rony Jason por decisão unânime (29-28, 29-28 e 29-27)
Paulo Borrachinha venceu Garreth McLellan por nocaute técnico a 1m17s do R1