combate

- Atualizado em

Após sofrer castigo, Trator sobrevive, mas perde para Shane Burgos no UFC

Perto de ser nocauteado, brasileiro demonstra raça, estica luta até a decisão dos jurados, no entanto, é derrotado. Americano tem o cabelo cortado durante o intervalo

Por Albany, EUA

Tiago Trator havia declarado durante a semana que seguiria o caminho do jiu-jítsu na luta contra Shane Burgos, pelo card preliminar do UFC Albany, realizado nesta sexta-feira. Entretanto, o americano frustrou a estratégia do adversário e o venceu por decisão unânime dos jurados (30-26, 29-28 e 29-27), mantendo-se invicto em oito embates no MMA e estreando com o pé direito no Ultimate.

Tiago Trator x Shane Burgos (Foto: Getty Images)Shane Burgos ficou bem perto de nocautear o amapaense ao mostrar mãos pesadas (Foto: Getty Images)


Sem atuar há um ano e três meses, Trator não conseguiu derrubar o oponente para colocar a arte suave em prática e seu principal mérito no confronto foi levar a batalha até a decisão dos árbitro, depois de quase ser nocauteado.

A luta

Tiago Trator acertou dois chutes altos, que pararam na guarda de Burgos. Na primeira oportunidade, com menos de um minuto de combate, o amapaense pegou as costas do oponente, que empregou muita força para não ser quedado e se livrou da posição. Arisco, Tiago Trator levou perigo na trocação e se esquivava bem das investidas do adversário. O brasileiro foi para o clinche, acertou bom overhand de direita. Burgos caminhava pra frente e também acertava o rosto do adversário. Foi o único round que o brasileiro levaria vantagem.

Tiago Trator x Shane Burgos  (Foto: Getty Images)Tiago Trator levou a pior na trocação contra Shane Burgos, que debutou com vitória no UFC (Foto: Getty Images)



A confiança de Burgos - ampliada no fim da etapa anterior - resultou em um knockdown aplicado em Trator logo nos primeiros movimentos do segundo round. Trator absorveu rapidamente o soco e seguiu firme em pé, porém, circulando para não ser atingido. O americano o balançou outra vez e, sentindo o bom momento, encaixou um cruzado e um uppercut, responsáveis por deixar o brasileiro grogue outra vez. Com o amapaense de costas no chão do octógono, o americano pressionou, se aproximou do nocaute técnico, contudo, se afastou para que o rival se levantasse. Burgos conectou dois ganchos, Trator atacou suas pernas. Claramente abalado, Trator permanecia de pé, tentando sobreviver. Burgos caminhou para cima, mas perdeu a chance de liquidar a fatura. O detalhe é que no intervalo, o córner de Burgos cortou a vasta cabeleira do americano, que estava amarrada, no momento mais inusitado da noite.

No terceiro round, Burgos continuou implacável. Quando o brasileiro caía, o americano dava espaço para que ele se levantasse. Lento em função do castigo recebido, Trator ainda arriscava chutes rodados e cruzados, porém, a maioria passava no vazio. Shane Burgos e Trator foram para a trocação franca no fim. Trator, apesar de levar a pior, demonstrou coração ao suportar a pressão, tentando um golpe de sorte até o fim.

Sanchez leva vantagem na trocação e bate Smith

Andrew Sanchez não teve problemas para vencer Trevor Smith por decisão unânime (triplo 30-27). O carateca utilizou o contra-golpe para pontuar diante do adversário e, ao dominá-lo em pé, construiu a vitória ao longo dos três rounds.

Andrew Sanchez x Trevor Smith (Foto: Getty Images)Andrew Sanchez acerta mais um golpe no rosto de Trevor Smith, a quem venceu por pontos (Foto: Getty Images)


"El Dirte" - que havia batido o pupilo de Anderson Silva, Khalil Rountree - no TUF 23 Finale, em julho, engata a quarta vitória seguida - a segunda pelo Ultimate. Smith, por sua vez, tem a boa fase interrompida (ele não perdia desde novembro de 2014).

Meerschaert finaliza e estreia com vitória

Após cinco lutas decididas pelos jurados, Gerald Meerschaert quebrou o "tabu". Ele derrotou Joe Gigliotti por finalização aos 4m12s do primeiro round, ao encaixar o triângulo de mão e obrigar o adversário a dar os três tapinhas.

Gerald Meerschaert derrotou Joe Gigliotti por finalização (Foto: Getty Images)Gerald Meerschaert derrotou Joe Gigliotti por finalização no round inicial, pelo UFC Albany (Foto: Getty Images)




Depois de peregrinar e colecionar vitórias em eventos sortidos, "The Machine" debutou com o pé direito no UFC, assinalando a 24ª vitória de seu cartel. Gigliotti teve derrota amarga e não guardará boas recordações de sua estreia na companhia.

Irmão de Chris Camozzi perde por nocaute técnico

Brian Camozzi - irmão de Chris Camozzi, peso-médio do Ultimate -se aproximou da finalização no primeiro round da luta contra Randy Brown. Na segunda etapa, porém, uma joelhada aplicada pelo jamaicano, no corpo, abriu o caminho para a vitória. Camozzi arriou com o golpe, levou uma saraivada de socos quando estava no chão e obrigou o árbitro a interromper o duelo. Com o triunfo por nocaute técnico, a 1m25s, ele comemorou o segundo resultado positivo no Ultimate.

Brown vence Brian Camozzi (Foto: Getty Images)Randy Brown vence Brian Camozzi, que fica encolhido no chão logo após sofrer diversos golpes (Foto: Getty Images)



- Estou confortável, essa é a minha casa agora. Não tinha como eu perder na minha cidade-natal. Eu quero lutar no card de Brooklyn, dia 11 de fevereiro. Eu fiz o que eu costumo fazer. Na minha última luta eu estava doente, tinha muita coisa acontecendo e não consegui fazer o que queria - declarou Brown, impondo uma estreia amarga a Camozzi no Ultimate.

Kish supera Yoder em luta agitada

Ashley Yoder e Justine Kish - que fecharam o card preliminar do evento - travaram uma batalha movimentada, repleta de opções. O duelo foi equilibrado, porém, Kish levou a melhor por decisão unânime dos jurados e continua invicta - ela bateu Nina Ansaroff em seu último compromisso.

Justine Kish venceu Ashley Yoder por decisão unânime (triplo 29-28) (Foto: Getty Images)Justine Kish venceu Ashley Yoder por decisão unânime e segue invicta nas artes marciais mistas (Foto: Getty Images)


- Ela levou a luta até o último minuto. É muito raro as mulheres terem uma luta assim, parabéns para ela, que é uma grande competidora. É um peso difícil, espero que abram outras categorias. Eu amo competir! Estou muito feliz por estar aqui - declarou Kish.

CARD PRELIMINAR
Justine Kish venceu Ashley Yoder por decisão unânime (triplo 29-28)
Randy Brown venceu Brian Camozzi por nocaute técnico a 1m25s do R2
Gerald Meerschaert venceu Joe Gigliotti por finalização aos 4m12s do R1
Andrew Sanchez venceu Trevor Smith por decisão unânime (triplo 30-27)
Shane Burgos venceu Tiago Trator por decisão unânime (30-26, 29-28 e 29-27)
Marc Diakiese venceu Frankie Perez por decisão unânime (triplo 29-28)
Ryan Janes venceu Keith Berish por decisão unânime (triplo 29-28)
Juliana Lima venceu J.J. Aldrich por decisão unânime (triplo 30-27)