Em uma das lutas mais esperadas da categoria peso-médio, Yoel Romero levou a melhor e derrotou Ronaldo Jacaré na decisão dividida dos juízes (29-27, 29-28, 29-28). O combate aconteceu no card principal do UFC 194, em Las Vegas e colocou um fim à sequência de oito vitórias consecutivas do brasileiro, que quase foi nocauteado no primeiro round depois de um soco giratório desferido pelo cubano.
- Fiquei muito surpreso. Tenho muito respeito pelo Jacaré. Eu acertei um potente golpe no seu rosto, mas ele continuou. Eu sei que eu venci - disse Romero, ao final do duelo, afirmando que tinha certeza de que havia vencido o combate.
A luta
O duelo começou com os lutadores demonstrando muito respeito e demorando para se engajar. Romero foi o primeiro a arriscar um chute no corpo, mas Jacaré respondeu com um soco de direita. O brasileiro tentava diminuir a distância para quedar, mas parecia confuso com a movimentação do cubano. No meio do round, o “Soldado de Deus” acertou um soco rodado de direita no queixo de “Jaca”, que caiu e convidou Yoel para lutar no chão. O atleta da American Top Team puxou para a guarda e acertou alguns diretos de cima para baixo, enquanto o brasileiro usava a guarda para se defender. Romero desferiu algumas cotoveladas e Jacaré tentou encaixar uma chave de braço, mas o adversário defendeu. O brasileiro permaneceu nos quarto apoios o restante do round, tentando se recuperar. Quando o round acabou, ele levantou meio confuso e quase foi para o córner errado.
O atleta da “X-Gym” parecia ainda estar se recuperando no início do segundo round. Romero conectou um chute alto, mas “Jaca” respondeu com bons ganchos. Yoel, então, tentou nova cotovelada, com o brasileiro puxando para a guarda para buscar a queda, mas o cubano defendeu. Um overhand de direita desferido por Jacaré tocou a cabeça do oponente, ele então foi para as pernas de Romero buscando a queda. Mas o “Soldado de Deus” tem ótimas defesas de queda.
A luta foi interrompida porque Yoel agarrou a grade para quedar Jacaré, conseguindo cair por cima. A penalidade, no entanto, só ficou na advertência verbal e o duelo voltou em pé. Ronaldo Jacaré acertou alguns ganchos no corpo do adversário, que respondia com chutes na linha de cintura. O brasileiro continuou andando para a frente e acertou um direto em Yoel. Ele tentou entrar na queda, mas o cubano defendeu novamente. O round se encerrou com Yoel por cima, no chão, e Jacaré tentando se defender.
No terceiro round, Romero voltou a buscar chutes na linha de cintura. O cubano conectou um bom chute baixo na perna da frente do brasileiro, que investiu novamente na queda, mas o cubano escapou. Um direto de Romero explodiu no peito de Jacaré, mas o brasileiro investiu e consegue conectar dois ganchos de direita no rosto do “Soldado de Deus”, encurralando o adversário na grade para desferir quatro cruzados de direita, antes de tentar entrar nas pernas e conseguir a queda. “Jaca” ameaçou tentar uma de suas posições favoritas - o katagatame. Ele golpeava o corpo de Yoel e continuava ajustando para buscar a posição, mas o cubano tentava se defender, golpeando o brasileiro mesmo estando por baixo. Romero conseguiu escapar e o round acabou com os lutadores em pé, na grade.
Com a vitória deste sábado, Romero, que é o atual número três do ranking da divisão, chega a sete vitórias consecutivas e deve se firmar como o próximo desafiante da divisão. No MMA, o cubano tem um cartel de 11 vitórias e um revés. Jacaré, por sua vez, agora tem um cartel de 22 vitórias, quatro derrotas e uma luta sem resultado. este foi o primeiro revés do brasileiro desde setembro de 2011, quando ele perdeu o cinturão peso-médio do Strikeforce para Luke Rockhold.
UFC 194
12 de dezembro, em Las Vegas (EUA)
CARD PRINCIPAL
Conor McGregor venceu José Aldo por nocaute aos 13s do R1.
Luke Rockhold venceu Chris Weidman por nocaute técnico 3m12s do R4.
Yoel Romero venceu Ronaldo Jacaré por decisão dividida (29-27, 29-28, 29-28).
Demian Maia venceu Gunnar Nelson por decisão unânime (30-26, 30-25, 30-25).
Max Holloway venceu Jeremy Stephens por decisão unânime (30-27, 30-27, 29-28).
CARD PRELIMINAR
Urijah Faber venceu Frankie Saenz por decisão unânime (29-28, 29-28, 30-27)
Tecia Torres venceu Jocelyn Jones-Lybarger por decisão unânime (triplo 30-27)
Warlley Alves venceu Colby Covington com uma guilhotina aos 1m26s do R1.
Léo Santos venceu Kevin Lee por nocaute técnico aos 3m26s do R1.
Magomed Mustafaev venceu Joe Proctor por nocaute técnico aos 1m54s do R2.
Yancy Medeiros venceu John Makdessi por decisão dividida (29-28, 28-29, 29-28).
Court McGee venceu Márcio Lyoto por decisão unânime (30-27, 29-28, 29-28)