O favoritismo de Elias Theodorou ficou apenas na teoria. Dentro do octógono, no "UFC: Namajunas x VanZant", nesta quinta-feira, em Las Vegas, o que se viu foi uma ótima atuação de Thiago Marreta, que venceu o canadense na decisão unânime (29-28, 29-27, 29-27), em duelo válido pelo peso-médio.
- O Elias é muito duro, não à toa estava invicto. Sabia que ia ser duro,
porque ele é muito bom de grappling. Fizemos uma guerra, acho que o
público gostou. Eu sabia que aquilo de ele chutar alto era uma finta.
Ele não queria trocar comigo. O pessoal sabe do perigo dos meus chutes.
Sabia que ele queria fazer esse jogo de grade. Treinei muito para isso.
Mas ele é muito bom no que faz - declarou o atleta da Tatá Fight Team, que realizou parte de sua preparação na American Top Team, na Flórida.
Após o combate, Marreta, ex-participante do TUF Brasil 2, engata a terceira vitória no Ultimate. Theodorou, que estava invicto em 11 lutas de MMA, sente pela primeira vez o dissabor da derrota e tem sua sequência de três confrontos interrompida.
Thiago Marreta e Elias Theodorou proporcionaram um festival de chutes no primeiro round. O canadense levou a melhor no volume, em princípio, acertando pouco. Entretanto, com o passar do tempo conectou bons golpes no brasileiro. O ex-participante do TUF Brasil não se intimidou e arriscou chutes rodados, atingindo, também, o adversário.
No segundo round, Marreta voltou ligado - embora tenha sido derrubado com menos de um minuto. Com o auxílio da grade, ele se escorou e conseguiu se levantar, apesar de ficar grampeado. O atleta da Tatá Fight Team passou boa parte do assalto imprensado, de pé, contra as grades. A pressão de Theodorou, porém, teve um preço: o cansaço. Contudo, o canadense fechou a parcial derrubando o adversário.
Desgastado, Theodorou evitou trocar força, mas levou uma joelhada violenta no supercílio, abrindo um corte profundo e provocando intenso sangramento. Marreta sentiu que estava mais inteiro fisicamente e investiu na trocação, enquanto o oponente buscava a queda - que não acontecia. Em pé, Theodorou mostrou coração ao suportar o castigo do brasileiro, parecia que seria nocauteado - contudo sobreviveu até o soar do gongo, mesmo com o rosto repleto de sangue devido ao corte.
Northcutt finaliza e segue invicto
seu nome ser anunciado por Bruce Buffer(Foto: Getty Images)
Cody Pfister não escondeu a estratégia: foi para o double leg e derrubou Sage Northcut, ficando por cima do adversário durante quase quatro minutos. O árbitro - apesar de o atleta estar trabalhando - ordenou que o embate recomeçasse em pé. Northcut não desperdiçou a chance, derrubou o oponente e, por cima, o castigou.
No segundo round, o garoto-prodígio viu a brecha para encaixar a guilhotina, quando Pfister tentou derrubá-lo. Ele apertou a posição e finalizou, dando piruetas no centro do octógono como comemoração.
Aos 19 anos, Northcutt - uma das principais apostas da organização - soma seis vitórias em sua ainda iniciante carreira. Pfister, mais experiente, agora, soma cinco derrotas em 18 combates.
Chiesa finaliza Miller no segundo round
Em um duelo entre especialistas no jiu-jítsu, quem levou a melhor foi Michal Chiesa, autor de uma bela finalização sobre Jim Miller, aos 2m57s do segundo round. "Maverick" emplacou a nona submissão na carreira - o 13º triunfo -, e Miller perdeu a terceira de suas últimas quatro lutas.
No primeiro round, Jim Miller se aproximou da finalização ao pegar as costas de Michael Chiesa e buscar o mata-leão. Chiesa sobreviveu e, no segundo round, deu o troco em grande estilo. Pacientemente, ele defendeu-se das investidas do adversário e golpeou o veterano, que acusou os socos no solo. Com o adversário castigado, Chiesa encaixou o mata-leão e, com facilidade, obrigou o oponente a bater.
RESULTADOS COMPLETOS:
CARD PRINCIPAL
Rose Namajunas venceu Paige VanZant por finalização aos 2m25s do R5
Michael Chiesa venceu Jim Miller por finalização aos 2m57s do R2
Sage Northcutt venceu Cody Pfister por finalização aos 41s do R2.
Thiago Marreta venceu Elias Theodorou por decisão unânime (29-28, 29-27, 29-27)
CARD PRELIMINAR
Tim Means venceu John Howard por nocaute aos 21s do R2
Sérgio Moraes venceu Omari Akhmedov por nocaute aos 2m18s do R3
Antônio Carlos Cara de Sapato x Kevin Casey terminou em "No Contest" após golpe ilegal
Aljamain Sterling venceu Johnny Eduardo por finalização aos 4m18s do R2
Santiago Ponzinibbio venceu Andreas Stahl por nocaute técnico aos 4m25s do R1
Danny Roberts venceu Nathan Coy por finalização aos 2m46s do R1
Zubaira Tukhugov venceu Phillipe Nover por decisão dividida (28-29, 30-27, 30-27)
Kailin Curran venceu Emily Kagan por finalização aos 4m13s do R2