Último algoz de Rodrigo Minotauro, Stefan Struve desperdiçou a chance de emplacar duas vitórias seguidas no Ultimate. Neste sábado, no UFC 193, sediado em Melbourne, na Austrália, o holandês perdeu para Jared Rosholt por decisão unânime dos jurados (triplo 29 a 28) em um combate morno e vaiado pelo público presente ao Etihad Stadium.
No primeiro round, Stefan Struve manteve a distância, atacando Jared Rosholt com cautela. Depois de 2m30s, o americano buscou as pernas do holandês e o levou para baixo, onde passou a guarda e articulou o kata-gatame. O gigante defendeu as investidas, mas não conseguiu se levantar, ficando de costas no solo até o soar do gongo.
Rosholt iniciou a segunda parcial buscando a mesma estratégia. Na primeira tentativa, não levou Struve para o chão - na segunda, não houve jeito. Apesar da superioridade em termos de domínio e volume, Rosholt pouco fez na prática. O holandês, contudo, se defendia sem conseguir se reerguer.
Ciente de que perdera nos rounds anteriores, Struve voltou mais atento para os cinco minutos finais. Ele manteve a distância, arriscou chutes altos e baixos e acertou golpes limpos no rosto do oponente. A um minuto de acabar, Rosholt o levou para o chão. Desta vez, o holandês se levantou - faturando o round, mas não a luta, vaiada pelo público.
No card preliminar, Matthews leva sufoco, mas vence Arreola
Escalado para ser "presa fácil" para Jake Matthews - um dos prodígios das nova geração - Akbarh Arreola assustou no primeiro round, quando ficou perto de nocautear e finalizar o australiano. No entanto, o anfitrião não só sobreviveu, como saiu do sufoco e terminou o assalto inicial batendo no oponente.
Na segunda parcial, Matthews voltou disposto a abreviar o combate. Colocou o adversário no chão e conectou ótimas cotoveladas, abrindo o rosto do oponente. O australiano passou o round todo castigando Arreola, que permaneceu com as costas coladas ao solo durante os cinco minutos, apenas se defendendo.
No intervalo da luta, os médicos decidiram que Arreola estava machucado a ponto de não poder voltar ao round final e, para preservar sua integridade física, o atleta foi impedido de seguir atuando. Desta forma, Matthews faturou a vitória por nocaute técnico (interrupção médica) aos cinco minutos do segundo round.
Com chute frontal, Noke despacha Sobotta
Kyle Noke não tomou conhecimento de Peter Sobotta. O peso-meio-médio aplicou um fortíssimo chute frontal, que estourou nas costelas de Peter Sobotta. O atelta, que acusou o golpe instantaneamente, caiu no chão, se contorcendo de dores. Implacável, o australiano soltou diversas "marretadas" no rival, vencendo por nocaute aos 2m01s do primeiro round.
- O técnico Winkeljohn sempre fala para eu soltar esses chutes no fígado frontais, e hoje surgiu a oportunidade e eu soltei.
Noke faturou o oitavo nocaute de sua carreira - escrita com 22 vitórias - e engata dois triunfos seguidos. Sobota, então invicto no UFC, perdeu, além do combate, uma invencibilidade que durava cinco anos.
Villante atropela Perosh no primeiro round
Gian Villante deu sinais de que acabaria rápido com a luta contra Anthony Perosh. Os golpes do atleta acertavam facilmente o australiano, que apenas se defendia. Após disparar um direto certeiro, Villante nocauteou o veterano, de 43 anos, que desabou no octógono, aos 2m56s do round inicial.
- Estou um pouco decepcionado com minha atuação. Anthony é um cara duro que está há anos no UFC, tenho que dar crédito a ele, mas sempre quero me sair melhor.
Depois de perder por nocaute técnico para Tom Lawlor, Villante - sorridente - somou sua quarta vitória no UFC. O anfitrião, agora, amarga dois reveses por nocaute técnico.
Após três derrotas seguidas, Martinez desencanta
Danny Martinez colocou um ponto final na má fase. Depois de três derrotas consecutivas, "The Gremlin" venceu pela primeira vez no Ultimate ao superar Richie Vaculik por decisão unânime dos jurados (triplo 30 a 27). Assombrado pelo "fantasma" das demissões, o peso-mosca não se intimidou com a pressão e dominou o adversário durante 15 minutos.
Em casa, Kelly fatura vitória por pontos
Daniel Kelly e Steve Montgomery venceram um round cada um, tornando o terceiro assalto decisivo. Anfitrião, Kelly, cansado, estava em desvantagem. Entretanto, a dois minutos do fim, levou o oponente para o chão, montou, castigou e ficou perto da finalização - que não veio. O triunfo, porém, foi assegurado pela posição de domínio, culminando na vitória por decisão unânime dos jurados (triplo 29 a 28).
Nocauteado por Sam Alvey em maio, Kelly dá a volta por cima diante da torcida, que o aplaudiu ao término do confronto, que marcou sua 10ª vitória. Montgomery - nocauteado por Tony Sims, em junho - ainda não venceu no octógono do Ultimate e corre risco de ser cortado.
Em duelo morno, Walsh bate Kennedy
Richard Walsh e Steven Kennedy entraram para a história da organização ao receberam as primeiras vaias do evento. Em um duelo vencido na decisão unãnime dos jurados (30 a 27, 30 a 27 e 29 a 28) por Walsh, os atletas fizeram um embate para lá de morno. "Filthy Rich" levou a melhor durante quase todo o confronto, porém, não teve pressão para despachar o oponente, que demonstrou pouquíssima intimidade na trocação.
Walsh, que vinha de dois reveses, afasta o risco de ser cortado e vence pela segunda vez no UFC. Kennedy, que havia perdido em sua estreia para Peter Sobotta, segue sem vitória no show.
Após chute rodado, Moontasri nocauteia Zafir
Pressionado por ter apenas uma vitória em três lutas pelo Ultimate, James Moontasri venceu Anton Zafir com estilo. "Moonwalker" aplicou um chute rodado na linha de cintura do adversário, aproveitou o momento e conectou uma cotovelada giratória e, com o oponente caído, liquidou a fatura no chão aos 4m36s do round inicial.
Moontasri anotou o nono resultado positivo de sua carreira, e Zafir debutou com derrota na companhia, perdendo um duelo após dois anos invicto.
Nguyen finaliza rápido na luta de abertura
Ben Nguyen abriu o evento com uma atuação perfeita. Logo nos primeiros movimentos do combate, ele balançou Ryan Benoit com dois cruzados. Em seguida, montou e procurou a finalização - que veio aos 2m35s.
Nguyen emplacou sua segunda vitória na organização e sustenta invencibilidade de cinco anos. Benoit, que bateu Sergio Pettis por nocaute técnico, perde a segunda no evento.
RESULTADOS COMPLETOS
CARD PRINCIPAL
Holly Holm venceu Ronda Rousey por nocaute aos 59s do R2
Joanna Jedrzejczyk venceu Valerie Letourneau por decisão unânime (49-46, 49-46 e 50-45)
Mark Hunt venceu Antônio Pezão por nocaute técnico aos 3m41s do R1
Robert Whittaker vence Uriah Hall por decisão unânime (30 a 27, 29 a 28, 30 a 27)
Jared Rosholt venceu Stefan Struve por decisão unânime (triplo 29 a 28)
CARD PRELIMINAR
Jake Matthews venceu Akbarh Arreola por nocaute técnico (interrupção médica) aos 5m do R2
Kyle Noke venceu Peter Sobotta por nocaute aos 2m01s do R1
Gian Villante venceu Anthony Perosh por nocaute aos 2m56s do R1
Danny Martinez venceu Richie Vaculik por decisão unânime (triplo 30 a 27)
Daniel Kelly venceu Steve Montgomery por decisão unânime (triplo 29 a 28)
Richard Walsh venceu Steven Kennedy por decisão unânime (30 a 27, 30 a 27 e 29 a 28)
James Moontasri venceu Anton Zafir por nocaute técnico aos 4m36s do R1
Ben Nguyen venceu Ryan Benoit por finalização aos 2m35s do R1
PREMIAÇÃO
Holly
Holm e Kyle Noke levaram US$ 50 mil cada pelas "Performances da Noite".
Holly Holm e Ronda Rousey levaram US$ 50 mil pela "Luta da Noite"