Um combate para entrar para a história do MMA. Repleto de reviravoltas e com os dois lutadores sangrando muito, o público do MGM Grand, em Las Vegas (EUA), viu Robbie Lawler tirar um coelho da cartola com um minuto do quinto round para nocautear Rory MacDonald e defender pela primeira vez o cinturão dos pesos-meio-médios (até 77kg), na madrugada deste sábado para domingo, no co-evento principal do UFC 189.
- Eu sou um guerreiro e mostrei isso. Os técnicos me falaram para fazer o
básico, para eu não inventar, que eu ia conseguir. Tentei me defender,
mas continuei lutando. Se ninguém me apagar, eu vou nocautear. Eu sou o
campeão - vibrou Lawler, após o incrível triunfo.
Esta foi a quarta vitória seguida do "Ruthless" e a 26ª em 37 lutas na carreira. Já Rory perdeu pela terceira vez, sendo a segunda para Lawler, que já havia lhe vencido por decisão dividida anteriormente.
A luta
O início foi de muito estudo dos dois lados, mas Rory MacDonald controlava melhor a distância, especialmente com seus chutes. Alguns jabs também entraram em Lawler, que tentava entrar no raio de ação do canadense. MacDonald tentou um double leg, mas o campeão fez o sprawl no tempo certo e colocou uma joelhada no rosto do oponente. O desafiante acertou golpes na linha de cintura, e o americano respondeu com cruzado e direto nos segundos finais do primeiro assalto.
No segundo assalto o panorama se manteve, com MacDonald controlando a distância e marcando as entradas do campeão com seus jabs. Lawler caminhava mais para a frente, mas tinha dificuldade de encontrar o rival. Um jab entrou limpo, mas Rory respondeu com chute alto, que parou na guarda. O americano passou a acertar mais golpes a partir da metade do round e abriu um sangramento no rosto do desafiante. Entrando e saindo de forma mais contundente, Lawler encontrou a distância correta e terminou o round superior ao adversário.
Lawler continuou melhor no terceiro round e ganhava confiança após cada toque no rosto do rival. MacDonald já demonstrava incômodo e tentou uma queda, mas o campeão se defendeu corretamente mais uma vez. O rosto do canadense sangrava de forma abundante. Mal dava para enxergar seus olhos e nariz, já que via-se apenas uma enorme mancha vermelha. Mesmo assim, ele colocou dois chutes altos na guarda de Lawler, que voltou a colocar pressão e controlar o centro do octógono. As combinações tocavam o rosto do desafiante de forma mais frequente e parecia sob controle. Porém, Rory MacDonald conectou um chute alto e balançou Robbie Lawler. Ele foi para cima, aplicou uma sequência grande de socos e cotoveladas, além de uma joelhada voadora, e quase chegou ao nocaute, mas o campeão absorveu bem e chegou a tentar alguns contragolpes antes do crônometro zerar.
MacDonald não quis perder tempo no quarto assalto e foi com tudo para cima. Socos e chutes entravam à exaustão no rosto de Lawler, que se defendia como podia. O árbitro pediu para o campeão reagir, senão interromperia, e Robbie Lawler começou a andar lateralmente, saindo da pressão do canadense. O desafiante colocou chute alto, superman punch e jab de esquerda, mas levou um gancho de esquerda como resposta. Eles clincharam, e o campeão levou a melhor com dois socos curtos. Lawler voltou a crescer na luta, andar para a frente e trabalhar bem os jabs. Um cruzado de esquerda, seguido de uppercut e outro cruzado, acertaram o rosto do desafiante. Quando acabou o round, os dois ficaram se encarando por alguns segundos, antes de irem para seus córneres.
Nos cinco minutos finais, ambos foram para a trocação franca. Os cruzados de Lawler eram respondidos pelas cotoveladas de MacDonald. Um direto de esquerda do campeão entrou em cheio no rosto do rival, que ficou de pé, colocou a mão no nariz, que pareceu estar quebrado, e caiu no chão. O americano sentiu o cheiro do sangue, aplicou mais dois socos e viu o árbitro interromper o duelo.
UFC 189
11 de julho, em Las Vegas (EUA)
CARD PRINCIPAL
Conor McGregor venceu Chad Mendes por nocaute técnico aos 4m57s do R2
Robbie Lawler venceu Rory MacDonald por nocaute técnico a 1m do R5
Jeremy Stephens venceu Dennis Bermudez por nocaute técnico aos 32s do R3
Gunnar Nelson venceu Brandon Thatch por finalização aos 2m54s do R1
Thomas Almeida venceu Brad Pickett por nocaute aos 29s do R2
CARD PRELIMINAR
Matt Brown venceu Tim Means por finalização aos 4m44s do R1
Alex Garcia venceu Mike Swick por decisão unânime (29-28, 30-27 e 30-27)
John Howard venceu Cathal Pendred por decisão dividida (29-28, 28-29 e 29-28)
Cody Garbrandt venceu Henry Briones por decisão unânime (triplo 30-27)
Louis Smolka venceu Neil Seery por decisão unânime (triplo 30-27)
Cody Pfister venceu Yosdenis Cedeño por decisão unânime (triplo 29-28)