combate

- Atualizado em

Ferguson vence Thomson em grande luta e é aplaudido de pé em San Diego

Duelo entre os pesos-leves termina com triunfo de El Cucuy por decisão unânime, mas adversário mostra muita resistência após quase ser nocauteado no 2º assalto

Por San Diego, EUA

Era esperado que Tony Ferguson e Josh Thomson fizessem um duelo empolgante e os dois cumpriram a expectativa com o primeiro saindo vitorioso por decisão unânime (30-27, 30-27, 30-26) em um combate de alto nível, pelos pesos-leves (até 70kg), no co-evento principal do UFC: Mir x Duffee, em San Diego (EUA), na noite desta quarta-feira. El Cucuy chegou perto de nocautear no segundo assalto, mas Thomson mostrou coração e aguentou o castigo, sendo superado apenas nas papeletas dos juízes laterais.

Esta foi a sexta vitória seguida de Tony Ferguson, que atualmente é o 11º colocado do ranking na divisão até 70kg. Já Thomson, número 9, perdeu pela terceira vez consecutiva e a quarta nos últimos cinco compromissos.

Tony Ferguson e Josh Thomson UFC San Diego (Foto: Getty Images)Tony Ferguson teve grande atuação diante de Josh Thomson no UFC San Diego (Foto: Getty Images)

O duelo começou equilibrado na trocação, e Thomson aplicou uma queda, mas Ferguson fez o rolamento e ficou de pé rapidamente. El Cucuy começou a encontrar a distância e colocar bons chutes, especialmente na linha de cintura. Porém, após um chute alto, Thomson colocou para baixo e entrou de forma agressiva no ground and pound. Ferguson buscou um triângulo invertido, mas Thomson escapou e terminou por cima.

No segundo assalto, Ferguson levou Thomson a knockdown com uma bela cotovelada e foi com tudo para cima. Após Ferguson segurar duas vezes na grade, o árbitro colocou os dois de pé, e eles foram para a trocação franca. Ferguson seguia caminhando para a frente, e Thomson tentou surpreender com um soco rodado, mas passou no vazio. Eles foram para o chão, com Ferguson, por baixo, encaixando um triângulo. Thomson escapou e depois precisou livrar o braço. Ferguson atacou na kimura, que foi bem defendida, mas serviu para raspar. Ele dominou as costas e golpeou seguidamente, mas Thomson ainda se levantou no fim e tentou reagir, sem sucesso.

Thomson tentou uma queda logo no início, mas Ferguson conseguiu evitar a entrada no single leg. Com sangramentos na cabeça e no rosto, Thomson não desistia e procurava a luta, mas era rechaçado pelos chutes no corpo do rival. El Cucuy seguiu golpeando e conectou um chute de encontro. Thomson dobrou os joelhos, agarrou a perna e precisou se defender de um triângulo de mão. Ferguson, confiante, chegou a dar uma cambalhota no fim da luta. Nos dois rounds anteriores ele fez o mesmo, mas para se defender de quedas. Thomson ainda pegou as costas de Ferguson no fim para tentar derrubar, mas não houve tempo.

Holly Holm não dá chances para Marion Reneau

Não foi difícil ver quem era a caça e quem era a caçadora no confronto entre Holly Holm e Marion Reneau. A renomada pugilista mostrou que seus chutes também são armas perigosas e dominou todo o combate contra uma rival que se mostrou inofensiva diante de seu arsenal de golpes na trocação. Holm venceu por decisão unânime (30-27, 30-26 e 29-28) e aumentou a sua invencibilidade para nove lutas, sendo as duas últimas pelo Ultimate. Reneau perdeu pela primeira vez na organização e agora tem seis triunfos e dois reveses na carreira.

Marion Reneau e Holly Holm UFC San Diego (Foto: Getty Images)Holly Holm dominou Marion Reneau em todos os rounds no UFC San Diego (Foto: Getty Images)

Gamburyan bate Jorgensen por pontos

Manny Gamburyan venceu a segunda consecutiva após bater Scott Jorgensen por decisão unânime (triplo 30-27), pelo peso-galo (até 61kg). O armênio soube se impor em pé e no chão, chegou perto de finalizar, mas Jorgensen se livrou das ameaças. O americano perdeu pela sétima vez nas últimas nove lutas.

Kevin Lee finaliza James Moontasri no primeiro assalto

Kevin Lee alcançou a sua quarta vitória seguida ao finalizar James Moontasri aos 2m56s do primeiro round com um mata-leão. O peso-leve (até 70kg) começou apostando na trocação, mas quando viu a oportunidade, aplicou um suplê, foi para as costas, fechou o cadeado, tentou um esgana-galo e fez a transição para o mata-leão, forçando o rival a bater em desistência.

Jouban tem ponto deduzido, mas bate Dwyer por decisão unânime

O ponto perdido no primeiro round por ter conectado um golpe ilegal não foi capaz de tirar a vitória de Alan Jouban. O lutador bateu Matt Dwyer por decisão unânime (triplo 29-27) na abertura do card principal em um combate empolgante, válido pelo peso-meio-médio (até 77kg). Este foi seu segundo resultado positivo seguido. Dwyer vinha de triunfo sobre William Patolino e mostrou muito coração, mas saiu derrotado.

UFC: Mir x Duffee
15 de julho, em San Diego (EUA)
CARD PRINCIPAL
Frank Mir venceu Todd Duffee por nocaute a 1m13s do R1
Tony Ferguson venceu Josh Thomson por decisão unânime (30-27, 30-27 e 30-26)
Holly Holm venceu Marion Reneau por decisão unânime (30-27, 30-26 e 29-28)
Manny Gamburyan venceu Scott Jorgensen por decisão unânime (triplo 30-27)
Kevin Lee venceu James Moontasri por finalização aos 2m56s do R1
Alan Jouban venceu Matt Dwyer por decisão unânime (triplo 29-27)

CARD PRELIMINAR
Sam Sicilia venceu Yaotzin Meza por decisão unânime (30-27, 29-28 e 29-28)
Jéssica Bate-Estaca venceu Sarah Moras por decisão unânime (triplo 30-27)
Rani Yahya venceu Masanori Kanehara por decisão dividida (29-28, 28-29 e 29-28)

Sean Strickland venceu Igor Araújo por decisão unânime (30-27, 30-27 e 30-26)
Kevin Casey venceu Ildemar Marajó por decisão unânime (triplo 30-27)
Lyman Good venceu Andrew Craig por nocaute técnico aos 3m37s do R2