combate

- Atualizado em

Cowboy e Buscapé fazem dobradinha e vencem no card preliminar do UFC

Lutadores brasileiros, que realizaram preparação na American Top Team, derrotam rivais e emplacam duas vitórias - cada um - no principal evento de MMA do mundo

Por Hollywood, EUA

Alex Cowboy x Joe Merritt (Foto: Jason Silva)Alex Cowboy celebra vitória sobre Joe Merritt (Foto: Jason Silva)

Foram apenas quatro lutas no card preliminar do "UFC: Machida x Romero". Entretanto, o Brasil saiu 100%, com as vitórias de Alex Cowboy e Leandro Buscapé sobre Joe Merritt e Lewis Gonzalez, respectivamente, por decisão unânime dos jurados. A dupla canarinho se preparou para esta edição do Ultimate na American Top Team, uma das principais academias do mundo, e ambos foram escalados de última hora para este card. (Clique aqui e confira a galeria de fotos do evento)

Após estrear com derrota no UFC, em março, Cowboy voltou ao octógono em maio, na cidade de Goiânia, quando finalizou KJ Noons, no round inicial. E, agora, soma seu segundo triunfo na organização.

Buscapé, que também havia atuado em março, no UFC Rio 6, deixou o polêmico "No Contest" para trás e assegurou vitória inquestionável sobre Gonzalez.

Nos outros dois duelos das preliminares, Sirwan Kakai derrotou Danny Martinez no confronto de abertura desta edição. Em seguida, Tony Sims venceu Steve Montgomery por nocaute técnico.

Cowboy vence a segunda no UFC

Alex Cowboy tomou a iniciativa imprensando Joe Merritt contra as grades, ao som de "Uh! Vai morrer", em plena Flórida. Após quase três minutos de tentativas, o brasileiro aplicou ótima queda, rapidamente foi para as costas do americano e colocou os dois ganchos. Cowboy buscou o mata-leão, não conseguiu e permitiu que o oponente ficasse por cima. "Joey Slash", em pé, ainda encaixou dois golpes, mas não houve tempo para mais nada.

Alex Cowboy x Joe Merritt (Foto: Jason Silva)Alex Cowboy ataca o pescoço de Joe Merritt, mas não consegue a finalização (Foto: Jason Silva)



Cowboy começou a segunda etapa de maneira afobada, desferindo um chute alto e, sem equilíbrio, caiu no chão. Ao se reerguer, encaixou um cruzado de esquerda, clinchou e derrubou, mas Merritt girou para ficar por cima. Em pé, Cowboy encaixou o esgana-galo, porém, Merritt, com calma, se salvou. No chão, Cowboy tentou o mata-leão, novamente bloqueado por "Joey Slash". Como das outras vezes, Merritt voltou a ficar por cima - o atleta de Três Rios (RJ) ainda tentou - em vão - o triângulo.

O atleta brasileiro não quis saber de administrar a vantagem: foi para o ataque e buscou o uppercut. Depois de colocar o oponente contra a tela, Cowboy permitiu que o americano caísse por cima dele, ficando em situação ruim. No entanto, Cowboy conseguiu ficar de pé outra vez e imprimiu nova queda. Ele colocou dois ganchos e, ainda que não conseguisse a submissão, fechou o terceiro round em posição de supremacia, assegurando o triunfo por decisão unânime.

Tranquilo, Leandro Buscapé bate Lewis Gonzalez

O cartão de visitas de Leandro Buscapé foi um chute alto, que raspou no rosto de Lewis Gonzalez. O brasileiro levou a luta para o chão - chegou a deixar o pescoço exposto - mas saiu da incômoda posição. No centro do octógono, o lutador aplicou um forte chute na linha de cintura e uma joelhada no americano. A poucos segundos do fim, Gonzalez conseguiu a queda, mas não houve tempo de realizar nada produtivo no solo.

Leandro Buscapé x Lewis Gonzalez (Foto: Jason Silva)Leandro Buscapé arrisca chute alto em Gonzalez (Foto: Jason Silva)

Os lutadores travaram uma batalha mais morna ao longo do segundo assalto e, com uma bela queda a dois minutos do cronômetro zerar, Buscapé derrubou Gonzalez, perdeu a posição do arm-lock, buscou o triângulo, mas o americano defendeu ambos os ataques. O brasileiro utilizou os pés no quadril, empurrou o rival e se levantou. Na sequência, eles voltaram a se embolar no chão, onde o atleta canarinho terminou no ataque.

Ciente de que havia vencido as etapas anteriores, Buscapé atuou com inteligência. Centrado, se esquivou com tranquilidade das investidas do oponente, evitou as quedas e, por meio de uma forte joelhada, abalou o oponente. O brasileiro - dono de dez finalizações na carreira - buscou o estrangulamento, que acabou não acontecendo. Em pé, o brasileiro ainda desferiu dois golpes antes de ser aclamado vencedor por decisão unânime dos jurados (30-27, 30-27, 29-27).

Leandro Buscapé x Lewis Gonzalez (Foto: Jason Silva)Leandro Buscapé comemora sua segunda vitória na organização ao bater Lewis Gonzalez (Foto: Jason Silva)



Tony Sims atropela e estreia com vitória

Steve Montgomery e Tony Sims faziam um combate equilibrado e movimentado, com superioridade do primeiro, que havia acertado ótimo chute na linha de cintura do oponente. Sims, contudo, acertou um forte direto de esquerda, que fez Montgomery cair semi-nocauteado. Com mais um cruzado, o atleta da Elevation Fight Team liquidou a fatura por nocaute técnico aos 2m43s.

Enquanto Sims sorri ao estrear de maneira excepcional sua trajetória na organização, Montgomery lamenta o nocaute avassalador em sua primeira atuação no octógono.

Steve Montgomery x Tony Sims (Foto: Jason Silva)Steve Montgomery fica completamente perdido ao ser atingido pelas mãos de Tony Sims (Foto: Jason Silva)



Kakai supera Martinez em duelo agitado

Sirwan Kakai conectou excelente joelhada, que leva Danny Marinez a knockdown. Apesar do castigo no chão, Martinez se levantou e mostrou-se inteiro. Kakai, ao ver que as joelhadas seriam um bom caminho, insistiu no golpe, que entrou com facilidade outras vezes. Mesmo após o sufoco, Martinez ofereceu perigo a trocação e ainda terminou a primeira etapa distribuindo socos.

Danny Martinez x Sirwan Kakai (Foto: Jason Silva)Danny Martinez leva joelhada de Sirwan Kakai (Foto: Jason Silva)

Na segunda parcial, Martinez retornou sem sinais de que o castigo estivesse o atrapalhado. Entretanto, Kakai retomou as rédeas do embate e, novamente com joelhadas, deu trabalho o oponente. No chão, buscou o estrangulamento - que não veio.

O round final foi em ritmo um pouco mais lento. A dois minutos do término, Kakai foi para o double leg e derrubou o adversário, mas não emplacou a finalização. Em pé, Kakai baixou a guarda para atrair o oponente, porém, mostrou ótima esquiva, sacramentando a vitória por decisão unânime dos jurados.

RESULTADOS COMPLETOS
CARD PRINCIPAL

Yoel Romero venceu Lyoto Machida por nocaute a 1m38s do R3
Lorenz Larkin venceu Santiago Ponzinibbio por nocaute técnico aos 3m07s do R2
Antônio Cara de Sapato finalizou Eddie Gordon no mata-leão aos 4m37s do R3
Thiago Marreta venceu Steve Bossé por nocaute aos 29s do R1
Hacran Dias venceu Levan Makashvili por decisão dividida (29-28, 29-28, 28-29)
CARD PRELIMINAR
Alex Cowboy venceu Joe Merritt por decisão unânime (triplo 30-27)
Leandro Buscapé venceu Lewis Gonzalez por decisão unânime (30-27, 29-28, 30-27)
Tony Sims venceu Steve Montgomery por nocaute técnico aos 2m43s do R1
Sirwan Kakai venceu Danny Martinez por decisão unânime (triplo 30-27)