Os brasileiros levaram a pior contra adversários estrangeiros, neste sábado, no card preliminar do UFC Goiânia. A exceção da noite foi Rony Jason, que finalizou Damon Jackson com um belo triângulo, aos 3m35s do round inicial, para delírio dos torcedores.
Esta foi a primeira vitória de Jason como integrante da Evolução Thai, equipe curitibana liderada por André Dida. Longe do octógono desde a derrota para Robbie Peralta, em maio do ano passado, o peso-pena reencontrou o caminho das vitórias na capital goiana e fez seu oponente amargar duas derrotas na companhia.
- Estou muito feliz. Eu sou do jiu-jítsu, e se eles me colocam para baixo,
eu agradeço e dou um beijo - disse o lutador, que fez um desabafo
contra a política no Brasil.
Em sua primeira investida na luta, Rony Jason aplicou uma joelhada voadora, bem absorvida por Damon Jackson, que o pressionou contra a grade. Logo depois, em nova tentativa do brasileiro, o gringo o levou para o chão, deixando o campeão do TUF Brasil 1 com as costas coladas ao solo. O lutador da Evolução Thai afastou o adversário, mas deixou o pescoço livre. Em pé, Damon, aparentemente, acertou uma joelhada no rosto do brasileiro, que estava em três apoios, o que é contra as regras.
Depois de alguns segundos, Jason seguiu no combate e, após ficar no chão novamente, por baixo, encaixou o triângulo com maestria. Ele tentou o arm-lock e, novamente no triângulo, arrochou até obrigar o adversário a dar os três tapinhas.
Bektic atropela lucas mineiro no primeiro round
Um monólogo. Assim pode ser definida a luta entre Lucas Mineiro e Mirsad Bektic. O bósnio, que havia sobrado no round inicial, venceu o brasileiro por nocaute técnico aos 30s do segundo assalto. Este foi o terceiro triunfo seguido do atleta do peso-pena, enquanto Mineiro amarga duas derrotas consecutivas.
- Eu estava muito motivado, nós entramos e trocamos com vontade, ambos queríamos o bônus. Mas sinto que posso melhorar. Meu plano era enganá-lo com fintas, porque ele é mais rápido que eu. Eu vi que ele não teve medo de trocar comigo, então soltei os punhos, pois acho que soco mais forte - disse Bektic.
No octógono, Mirsad Bektic mostrou seu cartão de visitas através da destemida trocação e, rapidamente, levou Lucas Mineiro para baixo. O bósnio ficou por cima castigando o brasileiro, que apresentava um ferimento no rosto. O representante da Chute Boxe usou a grade para se levantar - e conseguiu. O visitante acertou bons socos e voltou a derrubar o brasileiro. Ele ameaçou o estrangulamento - que não aconteceu.
Bektic acertou uma bomba de direita e levou o oponente a knockdown. Com instinto matador, ele descarregou uma enxurrada de socos em Mineiro que, de costas no chão, tentou sobreviver. O brasileiro, entretanto, virou de lado, e o árbitro Mário Yamasaki interrompeu o confronto.
formiga bate wilson reis e faz a trinca
Jussier Formiga confirmou a ótima fase em Goiânia. O atleta da Nova União engatou a terceira vitória no peso-mosca ao superar Wilson Reis por decisão unânime dos jurados. Com o resultado, o companheiro de equipes de José Aldo se aproxima de uma disputa de título e, de quebra, interrompe o bom momento do rival, que havia batido Joby Sanchez e Scott Jorgensen.
Em um round com muita movimentação e pouca efetividade, Jussier Formiga e Wilson Reis alternaram posições, se estudaram bastante, porém, demonstraram pouca contundência. A batalha melhorou no segundo round, quando Formiga acertou um forte direto, que levou o compatriota a knockdown. Wilson se levantou, mas foi levado para baixo. O atleta da Nova União tentou o mata-leão, porém, o oponente escapou e inverteu a posição, ficando por cima. Apesar da posição favorável, Wilson Reis não aproveitou como poderia, permitiu que o oponente se levantasse, e o confronto passou a acontecer em pé, no centro do octógono. Wilson voltou a derrubar Formiga que bateu no solo e, rapidamente, ficou de pé. Muita troca de posições e um round mais claro a favor de Formiga.
Wilson Reis começou o terceiro round pressionando Formiga contra a tela, desferindo joelhadas e bons golpes de esquerda. No centro do octógono, Wilson acertou ótima joelhada voadora no compatriota, que absorveu a investida. Depois de ouvir de seu treinador que havia vencido as etapas anteriores, Formiga evitou se expor. Wilson apostava na luta agarrada e levava vantagem - até a árbitra separou os atletas. Em pé, Formiga emplacou boas combinações, derrubou o oponente, pegou as costas e o golpeou até o cronômetro zerar, comemorando o triunfo merecido.
elizeu capoeira sofre revés em sua estreia no ufc
Em um combate marcado pelo equilíbrio, o meio-médio Nicolas Dalby derrotou Elizeu Capoeira por decisão dividida dos jurados depois de três rounds. No duelo entre dois estreantes no UFC, o dinamarquês saiu do octógono com a vitória - a 14ª em sua invicta carreira no MMA. Já o pupilo de Cristiano Marcello perdeu uma invencibilidade que durava quase dois anos.
Elizeu Capoeira acertou um overhand, sentiu o momento e conectou boa combinação, despertando os gritos de "Uh! Vai morrer!" oriundo das arquibancadas. Dalby se esquivava bem e investia nas quedas. Na trocação, Elizeu aplicou um chute rodado, que passou no vazio e facilitou nova queda do dinamarquês, que dominou o minuto final.
Com boa trocação, Capoeira procurava - e conseguia - atingir a linha de cintura e o rosto do gringo, que também mostrava seu poder em pé. O dinamarquês investiu no clinche e nas quedas novamente - embora não tenha tanto êxito quanto na etapa anterior. A 1m30s do fim, Capoeira acertou um chute plástico, que levantou a torcida.
Sob os gritos de "Capoeira", o atleta da CM System mostrou boas combinações no assalto derradeiro, balançando o adversário com um upper e um cruzado. Dalby encurtou a distância, foi recebido com joelhadas, em ótimo momento do brasileiro. O dinamarquês pressionou o anfitrião contra as grades em pé e o derrubou a 1m30s do fim, ficando por cima, porém, Capoeira inverteu a posição e buscou castigá-lo. Contudo, permitiu que o rival se levantasse - ainda que não houvesse mais tempo para trabalhar.
besouro é nocauteado no round inicial
O tabu da Renovação Fight Team (RFT) continua. Na sexta luta de um atleta da equipe no Ultimate, Luiz Besouro entrou com a missão de mudar o quadro de derrotas do time na organização, mas acabou nocauteado por Tom Breese aos 4m58s do primeiro round. O brasileiro, que não lutava desde janeiro de 2014, quando perdeu por desclassificação para Kiichi Kunimoto, sofreu seu quarto revés na carreira. Já o inglês manteve a invencibilidade, que agora é de oito combates.
- Respeito muito Besouro, foi uma honra lutar com ele. Sabia que ele era um lutador não ortodoxo, queria usar muito minha mão esquerda e isso funcionou.
O começo foi de muito estudo dos dois lados, e Besouro soltou os primeiros golpes após 40 segundos de combate. Breese marcou um chute do rival e o pressionou contra a grade, mas o brasileiro inverteu a posição.No clinche, os dois saíram da grade, trocaram joelhadas, e Besouro acertou três boas cotoveladas no rosto do inglês. Os atletas se soltaram, mas voltaram para o clinche. Quando teve a chance, Besouro acertou mais dois bons cruzados. Pouco depois, outra cotovelada encontrou o rosto de Breese. O brasileiro acertava os melhores golpes sempre que o combate se desenrolava na trocação. Tom Breese buscou a queda faltando pouco mais de um minuto, mas Besouro resistiu. O round parecia que seria dele, mas, no fim, um duro direto de esquerda de Breese o levou ao solo. O inglês foi para cima, aplicou uma sequência de socos e o árbitro interrompeu. Besouro ainda reclamou do árbitro, mas já não adiantava mais.
ju thai bate ericka almeida nos pontos
Juliana Lima, a Ju Thai, engatou a segunda vitória seguida no peso-palha do Ultimate. Após bater Nina Ansaroff, a lutadora derrotou a então invicta Ericka Almeida - estreante na companhia - na decisão unânime dos jurados, pela segunda luta do card preliminar do UFC Goiânia.
A batalha começou esquisita. Ju Thai e Ericka Almeida se embolaram no chão logo nos primeiros movimentos e, no solo, ficou até o término dos cinco minutos. Ju Thai, no entanto, conseguiu ficar por cima, conectando golpes na adversária, que tentava se defender, mas sem grande contundência.
No início da segunda etapa, Ju Thai encurtou a distância e levou o embate para baixo outra vez. Controlando as ações, a aluna de Vinicius Draculino ficou por cima batendo e evitando se expor. Faltando 51 segundos para o fim do assalto, a árbitra Camila Albuquerque recomeçou o confronto em pé e a superioridade de Ju Thai também prevaleceu.
Ciente de que precisava nocautear ou finalizar para vencer, Ericka Almeida caminhou para a frente e investiu na trocação, enquanto a adversária evitava correr riscos. A pouco mais de um minuto do fim, Ju Thai levou o duelo para o chão. Nos últimos segundos, Ericka, em pé, ainda tentou o último gás, porém, não houve tempo para mais nada.
RESULTADOS COMPLETOS:
CARD PRINCIPAL
Carlos Condit venceu Thiago "Pitbull" Alves por TKO aos 5m00s do R2
Charles do Bronx venceu Nik Lentz por finalização a 1m10s do R3
Alex Cowboy venceu KJ Noons por finalização aos 2m51s do R1
Francimar Bodão venceu Ryan Jimmo por decisão unânime
Francisco Massaranduba venceu Norman Parke por decisão dividida
Darren Till venceu Wendell Negão por KO a 1m37s do R2
CARD PRELIMINAR
Rony Jason venceu Damon Jackson por finalização aos 3m35s do R1
Jussier Formiga venceu Wilson Reis por decisão unânime
Nicolas Dalby venceu Elizeu Capoeira por decisão dividida
Mirsad Bektic venceu Lucas Mineiro por TKO aos 30s do R2
Juliana Lima venceu Ericka Almeida por decisão unânime
Tom Breese venceu Luiz Besouro por TKO aos 4m58s do R2